Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

17 Abril de 2014 | 19h52 - Actualizado em 17 Abril de 2014 | 19h52

Namibe considerada celeiro de pinturas rupestres

Namibe - A Diretora Nacional do património histórico, Maria de Piedade de Jesus, considerou hoje, quinta-feira, no município do Virei, a província do Namibe um verdadeiro celeiro de pinturas rupestre e gravuras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mamíbe: Figuras rupestres nas Grutas de tchitundohulo

Foto: joaquina Bento

Tal consideração foi feita hoje, após a visita da ministra da Cultura, Rosa da Cruz e Silva, a localidade do Tchitundu-Hulu, município do Virei, onde estão representadas gravuras e pinturas rupestres.

“A província do Namibe é um celeiro arqueológico por possuir sítios com pinturas rupestres e gravuras. O Ministério da Cultura controla 16 sítios arqueológicos e foram descobertos mais dois, pelo que acreditamos que existem muitos ainda por se descobrir em Angola, em particular nesta província “, disse a directora.

Relativamente à degradação das gravuras, a directora sublinhou: “É uma situação difícil visto que uma das causas da degradação é a erosão, pois é uma região onde as amplitudes térmicas são muito elevadas tanto no período diurno e noturno, o que faz com que haja o deslocamento de placas”.

Sobre a degradação por acção humana, adiantou que o ministério esta a trabalhar no sentido de evitar que as pessoas entrem para o local para destruir.

Assuntos Cultura   Província » Namibe  

Leia também
  • 06/02/2019 13:42:43

    Cultura com mais de 10 milhões de kwanzas para Carnaval em Malanje

    Malanje- Dez milhões e 200 mil kwanzas é o valor disponibilizado pelo governo provincial de Malanje para a realização do Carnaval 2019, mais seis milhões e 800 mil kwanzas em relação ao desbloqueado em 2018.

  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 01/02/2019 13:40:45

    Portugal: Disco "Karavana da Saudade" lançado em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - Uma obra discográfica intitulada "Karavana da Saudade", da autoria do DJ Celso Roberto, foi lançada, quinta-feira, em Lisboa, no auditório da Embaixada de Angola em Portugal.