Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

17 Abril de 2014 | 19h52 - Actualizado em 17 Abril de 2014 | 19h52

Namibe considerada celeiro de pinturas rupestres

Namibe - A Diretora Nacional do património histórico, Maria de Piedade de Jesus, considerou hoje, quinta-feira, no município do Virei, a província do Namibe um verdadeiro celeiro de pinturas rupestre e gravuras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mamíbe: Figuras rupestres nas Grutas de tchitundohulo

Foto: joaquina Bento

Tal consideração foi feita hoje, após a visita da ministra da Cultura, Rosa da Cruz e Silva, a localidade do Tchitundu-Hulu, município do Virei, onde estão representadas gravuras e pinturas rupestres.

“A província do Namibe é um celeiro arqueológico por possuir sítios com pinturas rupestres e gravuras. O Ministério da Cultura controla 16 sítios arqueológicos e foram descobertos mais dois, pelo que acreditamos que existem muitos ainda por se descobrir em Angola, em particular nesta província “, disse a directora.

Relativamente à degradação das gravuras, a directora sublinhou: “É uma situação difícil visto que uma das causas da degradação é a erosão, pois é uma região onde as amplitudes térmicas são muito elevadas tanto no período diurno e noturno, o que faz com que haja o deslocamento de placas”.

Sobre a degradação por acção humana, adiantou que o ministério esta a trabalhar no sentido de evitar que as pessoas entrem para o local para destruir.

Assuntos Cultura   Província » Namibe  

Leia também
  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.

  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 30/10/2018 12:05:21

    Músico Guido George com dois projectos ligados a dança e música

    Moçâmedes - O músico Guido George conta actualmente com dois projectos ligados a dança e a música para relançar os estilos tradicionais mais conceituados na província, como forma de promover e fazer vincar os valores culturais da região, com maior predominância para o kuvali e Nyanecaa-Humbi.