Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

01 Agosto de 2014 | 18h35 - Actualizado em 01 Agosto de 2014 | 20h14

Fenacult 2014 serve para exaltar identidade cultural angolana- ministra da Cultura

Luanda- A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou nesta sexta-feira, em Luanda, que o Festival Nacional de Cultura (Fenacult2014), a ter lugar entre 30 de Agosto a 20 de Setembro no país, servirá para celebrar e exaltar a identidade cultural angolana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Participantes da reunião

Foto: Henri celso

Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

Foto: Henri celso

Falando durante um encontro com os membros da União dos Escritores Angolanos (UEA), no âmbito do Fenacult, Rosa Cruz e Silva avançou que o evento eh uma soberana oportunidade para os angolanos, em geral, e em particular, os criadores mostrem a força e o valor do produto cultural angolano.

"Para melhor exaltar a cultura angolana, a organização pretende contar com a participação activa de todos os angolanos, levando ao conhecimento do mundo o que se faz culturalmente em Angola", reforçou a ministra.

Segundo Rosa Cruz e Silva, a intenção eh tornar o Fenacult inclusivo, abarcando todas as modalidades artísticas e levando a cultura a todos os cantos de Angola.

O Fenacult servirá como ponto de promoção da coesão, unidade e da diversidade cultural de Angola, bem como da preservação e divulgação da identidade nacional.

Consta entre os  propósitos, revisitar o estado actual do sector cultural, dar oportunidade aos criadores angolanos de se apresentarem com um espírito de intercâmbio e de celebração cultural.

Destinado a homenagear o Presidente José Eduardo dos Santos, pelo seu papel na defesa da angolanidade, empenho e dedicação em prol da valorização e desenvolvimento das artes e da cultura angolana, o Fenacult vai congregar actividades relacionadas com as artes cénicas, dança, música, artes plásticas, literatura, entre outras modalidades.

O evento vai igualmente servir para assinalar o 90º aniversário do nascimento do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.

O Executivo pretende ainda, com o Fenacult, desenvolver as premissas para a implementação da política cultural em interacção e articulação com o sector público, privado e o terceiro sector, divulgar e valorizar as artes e manifestações culturais, populares e tradicionais, o consumo e a valorização dos bens culturais nacionais, mediante a criação de redes culturais a nível local, nacional e internacional.

Leia também
  • 07/01/2015 13:12:06

    Bié: Governo vai desenvolver políticas para a preservação de valores culturais e tradicionais

    Cuito - O governo da província do Bié reitera a vontade em continuar a desenvolver políticas que assegurem a preservação de valores culturais e tradicionais, impulsionar o desenvolvimento de várias manifestações culturais, de modo a ter firme a história inalterável do povo angolano e bieno em especial.

  • 07/01/2015 10:44:52

    Ministra da Cultura a caminho do Zaire

    Luanda - A ministra da Cultura, Rosa da Cruz e Silva, viajou na manhã de hoje, quarta-feira, para a província do Zaire, numa visita de trabalho de três dias, onde vai participar nas comemorações do Dia Nacional da Cultura, que se assinala quinta-feira próxima (dia 08).

  • 03/10/2014 11:35:35

    Bié: Centros culturais ajudam nos tempos livres dos jovens

    Cuito - O director provincial da cultura no Bié, Álvaro Alves, louvou hoje, sexta-feira, na cidade do Cuito, a iniciativa do governo local em construir os centros culturais para a juventude, visando o resgate de valores e ocupação de tempos livres por parte dos jovens.

  • 11/08/2014 12:18:37

    Bié: Município do Chinguar ganha centro cultural

    Cuito - O centro cultural, com a capacidade para albergar cerca de mil pessoas, será entregue ainda este mês, a juventude do município do Chinguar, 75 quilómetros a oeste da cidade do Cuito, província do Bié.