Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

27 Março de 2015 | 15h24 - Actualizado em 27 Março de 2015 | 15h24

Moxico: Grupos teatrais pretendem criar associação

Luena- Os agentes teatrais na província do Moxico pretendem criar este ano uma associação para desenvolver as artes cénicas na região, disse hoje, sexta-feira, o director artístico do grupo Visão Dom Bosco, Hilário Sacaumba “Dabula”.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em função do estado do teatro na província, o responsável disse que a agremiação será uma das formas de controlar e unir os actores e actrizes de conhecimentos essenciais para o exercício da sua actividade, assim como servirá de elo entre os grupos, empresários e o governo.

O dramaturgo acredita que a criação de uma associação vai elevar a qualidade e aumentar gradualmente o interesse do público nas artes cénicas.

Por seu turno, o responsável do grupo teatral Árvore que dá fruto, Isaías João Sawedo “Dom Impa”, afirmou que o teatro é a única arte que está organizada, onde os espectáculos são contínuos, mesmo faltando apoios.

Isaías Sawedo explicou que entre outros objectivos que norteiam a criação deste órgão reitor é também a formação dos actores em todos os níveis.

O actor enalteceu o empenho do governo e empresários locais na construção de infra-estruturas para apresentações das artes cénicas, citando o Cine Teatro Luena e a Casa da Cultura.

Victor Kandala “Sayonara”, actor que apoia igualmente a ideia da criação de uma associação, disse que, apesar da intenção ser antiga, a execução deste desejo vai ajudar os actores a programarem espectáculos em qualquer ponto da província, sem auxílio de uma instituição governamental ou iniciativa empresarial.

Sayonara realçou que as artes cénicas servem de um meio para moralizar e educar a sociedade, no resgate dos valores morais e cívicos, assim como ajuda a melhorar o comportamento da população.

O jovem aponta o teatro como uma arte indispensável para a mudança de comportamento humano, bem como serve para conduzir a sociedade a caminhos seguros e harmoniosos.

Na província do Moxico estão licenciados na Direcção da Cultura mais de 10 grupos teatrais, entre os quais Núcleo Artes Kissonde, Árvore que dá o fruto, Visão Dom Boscoe Enxames de Abelhas.

Assuntos Província » Moxico   Teatro  

Leia também
  • 16/01/2019 04:52:07

    Direcção da Cultura no Moxico impõe rigor nas idades de foliões

    Luena - A direcção provincial da Cultura, Juventude e Desportos no Moxico vai este ano impor um rigoroso controlo nas idades dos foliões que vão participar na edição 2019 do carnaval.

  • 10/01/2019 11:19:12

    Huíla sem salas para actividades culturais

    Lubango - Artistas huilanos reclamam pela falta de espaço apropriado para actividades culturais ( espectáculos musicais e exibição de peças teatrais), para que possam levar ao público consumidor o resultado das suas criações artísticas.

  • 08/01/2019 20:23:23

    Responsável quer empresários apoiarem a Cultura no Cuanza Norte

    Ndalatando - O responsável do Departamento da Cultura do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosa Carlos Francisco, apelou hoje, terça-feira, em Ndalatado aos empresários no sentido de apoiarem mais o sector artístico da região.

  • 08/01/2019 18:39:43

    Académico desafia escritores para escrever sobre manifestações culturais

    Luena - Os escritores angolanos foram, nesta terça - feira, no Luena, desafiados pelo director do liceu 11 de Novembro, Moisés Jeremias Samose, a escrever livros sobre as manifestações culturais, para servir de fontes de inspiração para as gerações vindouras.