Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Abril de 2015 | 01h40 - Actualizado em 08 Abril de 2015 | 08h29

Visita a Cassongo marca comemorações do Dia dos Monumentos e Sítios

Luena - Uma visita a realizar- se ao sítio histórico da povoação de Cassongo, arredores da cidade do Luena, no próximo dia 09 do mês em curso, marcará a nível desta província, a abertura do programa das comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios que se assinala a 18 de Abril.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o documento, a que a Angop teve terça-feira acesso, funcionários da Direcção da Cultura, administração municipal do Moxico e pessoas interessadas visitarão igualmente, no dia 13, o sítio de Camitongo, cerca de 20 quilómetros a leste da cidade do Luena.

A nota esclarece que as visitas visam a constatação do estado de conservação daqueles locais, onde havia se realizado o encontro de cessação de hostilidades entre as extintas forças Governamentais (FAPLA) e da Unita (Fala), em 1991 e o primeiro descarrilamento do comboio de passageiros do CFB, em 1983, resultando na morte e ferimentos graves a centenas de pessoas, respectivamente.  

Ainda para assinalar a efeméride, o programa prevê a realização de uma exposição fotográfica, campanha de limpeza e embelezamento ao monumento de amizade Angola – Cuba, bem como está reservada uma palestra sobre a importância da data.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural.

A efeméride é também uma oportunidade para sensibilizar o público da diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação. Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.

Assuntos Província » Moxico   Visita  

Leia também