Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Abril de 2015 | 10h45 - Actualizado em 14 Abril de 2015 | 18h18

Moxico: Sector da Cultura intensifica divulgação da importância dos monumentos históricos

Luena - A Direcção Provincial da Cultura do Moxico vai, nos próximos tempos, intensificar o seu programa de divulgação da importância dos monumentos e sítios da região, principalmente entre os jovens e crianças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pontos Turisticos

Foto: Angop

monumentos históricos

Foto: Diniz Simão

Monumentos

Foto: Angop

A informação foi avançada domingo, na cidade de Luena, pelo director provincial da Cultura do Moxico, Noél Manuel, tendo referido que a medida se enquadra no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a assinalar-se dia 18 deste mês.

Salientou que as acções consistirão no esclarecimento do público, principalmente crianças e jovens, sobre a relevância histórica e a importância da preservação dos 94 monumentos e sítios inventariados nos nove municípios da província.

O programa, explicou, será materializado por especialistas do sector que vão ministrar palestras, colóquios e outros encontros pelos nove municípios do Moxico.

Os técnicos, reforçou, vão abordar a importância dos monumentos e sítios, sua caracterização, identidade, origem, entre outros aspectos.

Enalteceu o empenho das administrações municipais, autoridades tradicionais e entidades eclesiásticas na preservação dos patrimónios, que está a permitir que a nova geração tenha contacto com a história e cultura do Moxico. 

Segundo o responsável, todo material histórico como peças de cerâmica, artesanato, utensílios de trabalho, cemitérios, símbolos de poderes tradicionais, entre outros objectos culturais de interesse controlados pelo sector que dirige se encontram em bom estado de conservação.

Para saudar o Dia 18 de Abril, a Direcção Provincial da Cultura do Moxico está a realizar um programa que contempla campanhas de limpeza e embelezamento dos patrimónios histórico - culturais, visitas a lugares de interesse histórico e palestras subordinada ao tema “A importância da preservação dos monumentos e sítios históricos”.

No Moxico está localizado o Forte da Cameia, símbolo da resistência dos povos nativos contra a ocupação colonial portuguesa, sendo o único monumento da província classificado como património nacional, desde Abril de 1998.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal, com más condições e falta de segurança para a realização de cultos foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 16/01/2019 04:52:07

    Direcção da Cultura no Moxico impõe rigor nas idades de foliões

    Luena - A direcção provincial da Cultura, Juventude e Desportos no Moxico vai este ano impor um rigoroso controlo nas idades dos foliões que vão participar na edição 2019 do carnaval.

  • 08/01/2019 20:23:23

    Responsável quer empresários apoiarem a Cultura no Cuanza Norte

    Ndalatando - O responsável do Departamento da Cultura do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosa Carlos Francisco, apelou hoje, terça-feira, em Ndalatado aos empresários no sentido de apoiarem mais o sector artístico da região.