Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Abril de 2015 | 10h33 - Actualizado em 25 Abril de 2015 | 09h11

Moxico: Escritores clamam por apoios para aumentar produção

Luena - Os escritores da província do Moxico defenderam quinta-feira, no Luena, mais investimentos para estimular os autores aumentarem a produção literária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando à Angop, a propósito do Dia Mundial (23 de Abril), os escritores informaram que enfrentam muitas dificuldades com ausências de patrocínios, editoras e gráficas.

O escritor Eduardo Sacalima, de 23 anos, destacou a vontade e criatividade reinante na brigada local de literatura, porém, a falta de apoios dificulta a materialização na prática da produção literária.

O autor do “O sabor de saborear a alma- lágrimas de amor”, que diz possuir “gosto pelas letras”, não se cansa de pedir apoio para ver concretizado o lançamento de mais trabalhos, actualmente engavetados, e contribuir no intelecto dos leitores.

Já Horácio Guilherme, músico e escritor há oito anos, espera lançar as obras literárias “Segredo do mundo” e “o maior perigo dos homens no século 21”, defendendo pro isso, a abertura da classe empresarial, uma vez que os escritores são partes da socialização dos cidadãos.

Por sua vez, o secretário provincial da Brigada Jovem de Literatura Angolana no Moxico (BJLA), Ngaiele Fundão, disse que os escritores da região são obrigados a se deslocarem a outros pontos do país a fim de produzirem e editarem as suas obras, acarretando enormes custos, aconselhando investimentos na instalação editoras e gráficas.

A BJLA funciona no Moxico desde 1991 e controla mais de 40 fazedores de literatura, com destaque para jovens escritores.

Leia também
  • 07/02/2019 04:09:02

    Prémio literário DSTAngola/Camões avaliado em 15 mil euros

    Lisboa - O Prémio de Literatura DST Angola/Camões, destinado a galardoar anualmente, com 15 mil euros, obras literárias escritas em português por autores angolanos, foi apresentado, quarta-feira, em Lisboa, Portugal.

  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 31/01/2019 22:36:23

    Pepetela preocupado com o encerramento de livrarias

    Luanda - O escritor angolano Artur Pestana "Pepetela " mostrou-se hoje quinta-feira em Luanda , preocupado com o encerramento de algumas livrarias, por dificuldades na aquisição de livros no exterior .