Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

27 Agosto de 2015 | 18h28 - Actualizado em 27 Agosto de 2015 | 18h28

Moxico: Elevação de monumentos a património nacional valoriza cultura da região

Luena - O director provincial da Cultura, Noeli João Manuel, manifestou-se hoje, quinta-feira, no Luena (Moxico), confiante na elevação dos 10 monumentos e sítios históricos escritos a Património Nacional, para valorizar a cultura na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando à Angop a propósito do estado dos monumentos e sítios da região, disse que ao ser classificado será uma “mais-valia” para atrair turistas nacionais e estrangeiros ao país. Para o efeito, foi enviado em Janeiro 2015 um dossier dos monumentos e sítios ao Ministério da Cultura.

Foram enviados documentos com vídeos, fotografias e seu historial, nomeadamente dos túmulos da Rainha Nhakatolo, José Mendes de Carvalho “Hoji-Ya-Henda” e Américo Boavida, o Lago Kalundo, sítios do Lunhameji, Kassongo, Kassamba, edifício da antiga administração colonial do então Conselho do Distrito do Moxico, Memorial à Paz e as ruínas da Missão da Igreja Evangélica dos Irmão em Angola (IEIA).

Na província do Moxico estão registados 94 monumentos e sítios históricos. Desde Abril de 1998, as ruínas do Forte da Cameia, sinal de resistência dos nativos contra a ocupação colonial portuguesa, é o único classificado a Património Nacional.

Assuntos Cultura   Província » Moxico  

Leia também
  • 06/02/2019 13:42:43

    Cultura com mais de 10 milhões de kwanzas para Carnaval em Malanje

    Malanje- Dez milhões e 200 mil kwanzas é o valor disponibilizado pelo governo provincial de Malanje para a realização do Carnaval 2019, mais seis milhões e 800 mil kwanzas em relação ao desbloqueado em 2018.

  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 01/02/2019 13:40:45

    Portugal: Disco "Karavana da Saudade" lançado em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - Uma obra discográfica intitulada "Karavana da Saudade", da autoria do DJ Celso Roberto, foi lançada, quinta-feira, em Lisboa, no auditório da Embaixada de Angola em Portugal.