Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Outubro de 2015 | 21h39 - Actualizado em 20 Outubro de 2015 | 21h40

Angola: Escritora Cremilda de Lima lança obra "Os Kandengues desfilam no carnaval"

Luanda - A escritora angolana de livros infantis, Cremilda de Lima, procedeu nesta terça-feira à venda e sessão de autógrafos, no Centro Cultural Português de Luanda, da sua mais recente obra literária intitulada "Os Kandengues desfilam no carnaval".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lançamento do Livro ?Os Kandengues desfilam no carnaval?da escritora Cremilda de Lima

Foto: angop

O livro de contos está relacionado com a celebração do carnaval de Luanda, centrando-se em histórias do Bairro Operário, onde um grupo de crianças forma um conjunto carnavalesco denominado “Os Kandengues do bairro operário”, que apesar das dificuldades e restrições impostas pelos mais velhos conseguem participar na maior festa popular angolana.

Durante a presentação da obra, a autora deu a conhecer que a história infantil pretende mostrar aos mais novos a importância da celebração do carnaval, bem como retratar momentos marcantes do Bairro Operário.

Segundo Cremilda de Lima, o livro tem como figura principal Wagiza, que com os outros rapazes do bairro formaram um grupo infantil que desfila na Marginal de Luanda. Constam também os personagens: tio Jacinto e avó Faustina, que aconselham os jovens sobre a importância do carnaval.
   
“Os Kandengues desfilam no carnaval” foi editado pela Leya /Texto Editora, com uma tiragem de dois mil exemplares, e pode ser encontrado nas várias bibliotecas e livrarias de Luanda.

O acto de lançamento foi ainda marcado pela exibição dos grupos de dança Os Palanquinhas e as Estrelinhas Aviluppa Kuimbila.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, nascida em Luanda a 25 de Março de 1940, publicou várias obras, destacando-se “O balão vermelho”, “Mussulo uma Ilha Encantada”, “A kianda e o barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico e Outras Estórias”, ”A múcua que baloiçava ao vento” e o ”O tambarino dourado”.

Assuntos Cultura   Literatura  

Leia também
  • 08/11/2018 07:05:13

    Maria Eugénia Neto lança "As nossas mãos constroem a liberdade"

    Luanda - "As nossas mãos constroem a liberdade" é o título do novo livro da escritora angolano Maria Eugénia Neto colocada à disposição dos leitores esta quarta-feira, em sessão de venda e assinatura de autógrafos na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 03/11/2018 05:17:04

    UEA e circuito de estudos literários realizam simpósio de crítica literária

    Luanda - Com o intuito de dinamizar a critica literária em Angola, torná-la mais racional e cientifica, a União dos Escritores Angolanos (UEA) e o Circuito de Estudos Literários e Linguísticos Litteragris realiza no dia 8 de Dezembro do corrente ano, em Luanda, o primeiro simpósio de crítica literária.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.