Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

30 Março de 2016 | 23h50 - Actualizado em 31 Março de 2016 | 06h17

Grande Prémio Sonangol de Literatura valoriza escritores dos PALOP

Luanda - O Grande Prémio Sonangol de Literatura é um concurso que valoriza ainda mais a classe dos escritores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), por incentivar a criação e a divulgação das suas obras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Escritor angolano Fragata de Morais

Foto: Henri Celso

Esse pronunciamento foi avançado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo director do Gabinete de  Comunicação e Imagem da Sonangol, Mateus Cristóvão, na cerimónia de entrega do prémio, edição 2015, cujo vencedor foi o moçambicano Suleimane Abdulumane "Peniwaku Sassa”, com a obra “A carta da Mbonga”.

Referiu que o concurso, do qual participam escritores de Angola, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guine Bissau, ajuda a desenvolver a classe literária nesses países africanos.

A iniciativa, recordou, se enquadra no âmbito das acções de responsabilidade social da Sonangol.

Para a edição desse ano, anunciou, haverá inovações, embora não tenha detalhado quais as alterações.

Instituído em1987, pela Sonangol, o concurso acontece de cinco em cinco anos para distinguir qualitativamente obras literárias ou de investigação de escritores consagrados dos países participantes.

O valor atribuído é de cinco milhões de kwanzas, devendo as obras literárias submetidas a concurso compreenderem todos os géneros literários. São igualmente considerados os trabalhos científicos ou de ensaios.

Assuntos Literatura  

Leia também
  • 31/01/2019 22:36:23

    Pepetela preocupado com o encerramento de livrarias

    Luanda - O escritor angolano Artur Pestana "Pepetela " mostrou-se hoje quinta-feira em Luanda , preocupado com o encerramento de algumas livrarias, por dificuldades na aquisição de livros no exterior .

  • 11/01/2019 12:55:56

    Psico-pedagogo lança "A gestão democrática da escola pública em Angola"

    Luanda - Uma obra científica, com o título "A gestão democrática da escola pública em Angola", do psico-pedagogo Ngangula Miguel de Sousa será lançada, no dia 26 de Janeiro, no Parque da Independência, em Luanda.

  • 18/12/2018 22:59:34

    Contos de Gociante Patissa já nas mãos dos leitores do Lobito

    Lobito - Um ano depois do seu lançamento no Brasil, em Novembro de 2017, o livro de contos "O Homem Que Plantava Aves", do escritor angolano Gociante Patissa, chegou às mãos dos leitores no Lobito, em Benguela, sob chancela da Editora Acácias.

  • 07/12/2018 21:05:37

    "TPA e outras histórias" de Nguxi dos Santos já nas bancas

    Luanda - ?TPA e outras histórias? é o título do livro do produtor e realizador de televisão Nguxi dos Santos , posto à disposição dos leitores esta sexta-feira, em Luanda , em sessão de venda e assinatura de autógrafos no Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA).