Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Maio de 2016 | 15h38 - Actualizado em 25 Maio de 2016 | 15h38

Moxico: Universitários advogam acções da promoção cultural africana

Luena - Diversos estudantes universitários defenderam hoje, quarta-feira, no Luena, província do Moxico, a execução de acções concretas e simples que visam consolidar a promoção e elevação da cultura africana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estudantes apreciando uma peça teatral no Dia da África

Foto: David Dias

Em declarações à Angop a propósito dos 50 anos do continente africano, reconheceram a aculturação africana com a globalização por consequências das tecnologias de informação e comunicação (Tic's).

De acordo com o estudante Alexandre Sapalo, do curso de ciências de computação, da Escola Superior Politécnica do Moxico, alguns jovens têm deficiências em explorar o lado bom das Tic's, afirmando ainda que muitos deles deixam-se enganar com os traços de outras culturas, contribuindo de forma negativa no processo de resgate dos valores culturais africanos.

É de opinião que se promovam, com frequência, palestras e outras acções de sensibilização, que permitam aos jovens aprenderem e a estarem em contacto directo com aspectos culturais africanos.

Já a estudante Rosário Lufunda aponta a globalização como o principal factor do desmoronamento dos valores culturais africanos. “As pessoas abandonaram os hábitos e costumes típicos do continente e optarem aos dos outros continentes”.

Na mesma linha de pensamento, Lucrécia Ruben disse que estes factores estão na base dos desvios verificados um pouco por parte da juventude, tendo apelado que sejam criadas acções para o seu resgate.

O dia 25 de Maio foi instituido em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia da África.

Assuntos Cultura   Província » Moxico  

Leia também