Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

24 Junho de 2016 | 12h02 - Actualizado em 24 Junho de 2016 | 12h03

Moxico: Soba defende manutenção da prática da circuncisão tradicional

Luena - O vice-presidente provincial da Associação dos Sobas da província do Moxico, Raimundo Muakanhika, defendeu hoje, sexta-feira, na cidade do Luena, a manutenção da prática da circuncisão tradicional, como acto de valorização dos hábitos e costumes da população local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Soba Raimundo Tchilefe Santana Muakanhika

Foto: Angop

Falando à Angop, sobre a prática da circuncisão tradicional, conhecida localmente por mukanda, disse tratar-se de um ritual "milenar" e, por isso, deve ser preservado.

Segundo o soba, a prática da circuncisão tradicional tem vindo a se perder, devido a existência de métodos modernos, crenças religiosas, entre outros motivos.

A cerimónia da circuncisão tradicional, acrescentou, é também uma escola indispensável para preparação dos adolescentes à fase adulta, realizada, preferencialmente, nos meses de Junho e Julho.

Durante a cerimónia, explicou, os adolescentes recebem ensinamentos sobre a forma ser e estar na vida, são submetidos a rituais tradicionais e são animados com dança de palhaços (muquixi).

Aconselhou à nova geração a conciliar as práticas modernas com as tradicionais, para se manter vivo os traços culturais dos povos da região.

Assuntos Cultura   Província » Moxico  

Leia também
  • 06/02/2019 13:42:43

    Cultura com mais de 10 milhões de kwanzas para Carnaval em Malanje

    Malanje- Dez milhões e 200 mil kwanzas é o valor disponibilizado pelo governo provincial de Malanje para a realização do Carnaval 2019, mais seis milhões e 800 mil kwanzas em relação ao desbloqueado em 2018.

  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 01/02/2019 13:40:45

    Portugal: Disco "Karavana da Saudade" lançado em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - Uma obra discográfica intitulada "Karavana da Saudade", da autoria do DJ Celso Roberto, foi lançada, quinta-feira, em Lisboa, no auditório da Embaixada de Angola em Portugal.