Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

19 Outubro de 2016 | 17h23 - Actualizado em 19 Outubro de 2016 | 17h23

Moxico: Trajes africanos com muita procura no Luena

Luena - As roupas confeccionadas com tecidos de estilo africano são as indumentária mais procurada pelos habitantes do Luena, capital da província do Moxico, constatou hoje, quarta-feira, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Confecção e venda de roupa africana no luena

Foto: David Dias

Durante uma ronda efectuada pela Angop pelos principais mercados e alfaiatarias do Luena, os vendedores, costureiros e clientes confirmaram que os trajes de estilo africano como vestidos, saias, calças, fatos, blusas, camisolas, entre outras peças sãos os mais solicitados pelos citadinos.

A professora Maria Ngueve, de 28 anos, disse que usa roupas africanas há sete anos, por serem baratas, bonitas e identificarem o continente berço da humanidade.

Por sua vez, a enfermeira Carla Luzia, de 34 anos, fez saber que só usa vestidos confeccionados a base de tecidos africanos, por serem confortáveis e elegantes.

Já o cidadão Zeferino Candeeiro ressaltou que faz muito uso de fatos, calções e camisas confeccionados com tecidos africanos por serem bonitos, confortáveis e servirem para qualquer ocasião.

O alfaiate José Alexandre salientou que os trajes africanos começaram a ter grande procura há cinco anos, altura em que muita gente da região começou a valorizar mais esse tipo de roupa.

Informou que a Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC) são os principais mercados de aquisição dos panos africanos.

Segundo a modista Domingas Mandjedji, o preço de cada peça de roupa varia entre os dois e os quatro mil kwanzas.

"Os vestidos, blusas e saias, são as peças de roupa mais solicitadas pelas mulheres, enquanto os homens preferem mais os fatos, calças e camisas", acrescentou.

África, ressaltou, é tradicionalmente conhecida pelos diversos estilos de panos e trajes lindos e confortáveis, com cores  e desenhos exóticos, que representam a cultura dos povos do continente.

Esses vestuários, reforçou, são muito apreciados por africanos e cidadãos de outros continentes.

Leia também
  • 13/08/2018 04:01:13

    Jovens promovem espaço de leitura no Moxico

    Luena - Um grupo de jovens criou no domingo, no monumento à Paz da cidade do Luena (Moxico), um espaço de leitura, denominado ?ler o livro ideal?.

  • 30/06/2018 07:28:29

    Moxico: Artistas da SADC valorizam intercâmbio cultural

    Luena - Um grupo de artistas de nove, dos quinze países que integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), participam de 01 a 05 de Julho próximo, nesta província, num acampamento Ecológico denominado "SADC UMOSHI", no âmbito do projecto "Hanohene" desenvolvido pelo governo local.

  • 27/06/2018 18:20:52

    Governo pretende maior entrosamento entre Cultura e Turismo

    Luena - O Governo Provincial do Moxico pretende maior entrosamento entre os sectores da Cultura e do Turismo, respectivamente, para servirem de fontes de receitas para a região.

  • 17/06/2018 05:01:28

    Gala Moda Uíge saúda 101 anos da fundação da cidade

    Uíge - As organizações Josiveira e Filhos promove a 6 de Julho próximo, a 2ª Edição da Gala Moda Uíge, sob o tema "Raízes Bakongo", em saudação ao 101º aniversário da elevação do Uíge a categoria da cidade, a 1 de Julho de 1917, pelo então capitão Manuel José Pereira e Alferes Tomaz Berberan.