Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Janeiro de 2017 | 04h15 - Actualizado em 11 Janeiro de 2017 | 04h14

Huíla: Responsável apela preservação dos monumentos e sítios

Lubango - A directora provincial da Huíla da Cultura, Marcelina Gomes, apelou terça-feira, nesta cidade, a população no sentido de valorizar e preservar os monumentos e sítios históricos, patrimónios importantes para a identidade cultural do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Monumeto do Cristo Rei, no município da Humpata.

Foto: Morais Silva

A responsável falava no final das visitas efectuadas aos monumentos históricos e turístico dos Barracões e Cristo Rei, que marcaram o encerramento do programa das festividades do Dia da Cultura Nacional, assinalado domingo último.

Referiu que a conservação dessas infra-estruturas podem atrair turistas nacionais e estrangeiros e gerar receitas para os cofres do Estado.

Lamentou, por outro lado, a profanação do cemitério dos Barracões, local onde se instalaram os primeiros madeirenses que ergueram a cidade do Lubango, incluindo a invasão das residências o que está a descaracterizar a sua história.

Actualmente, a direcção provincial da cultura controla 11 monumentos e sítios históricos classificados e 180 inventariados.

O dia 8 de Janeiro foi instituído em 1979 pelo primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, aquando do empossamento de novos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Assuntos Cultura   Província » Huíla  

Leia também
  • 10/01/2017 16:51:51

    Moxico: Público quer Carnaval mais tradicional

    Luena - Diversos amantes e apreciadores do Carnaval defenderam hoje, terça-feira, no Luena, que a edição 2017 tenha um pendor mais tradicional, desde as indumentárias, canções e outras particularidades.

  • 10/01/2017 16:35:04

    Moxico: Direcção da cultura promove feira

    Luena - A Casa da Cultura, na cidade do Luena, acolhe desde hoje, terça-feira, uma feira que visa saudar o Dia da Cultura Nacional (8 de Janeiro), com a exposição de peças artesanais que caracterizam o quotidiano do povo da região leste do país.

  • 10/01/2017 16:29:55

    Bengo: Vice-governadora incentiva artistas a resgatarem valores culturais da província

    Caxito - A vice-governadora do Bengo para a área político e social, Maria Augusta Peixoto, apelou hoje, em Caxito, aos fazedores de arte a criatividade e a efectuarem a recolha das tradições culturais.