Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Novembro de 2017 | 18h14 - Actualizado em 14 Novembro de 2017 | 18h14

Angola entrega vice-presidência do Comité do Património Mundial ao Zimbabwe

Luanda - A República de Angola passou, nesta terça-feira, em Paris (França), o testemunho ao Zimbabwe como vice-presidente do Património Mundial da Unesco em representação do grupo da África subsaariana, no âmbito da rotatividade geográfica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, na reunião com representantes africanos na Unesco

Foto: Cedida

Ministra da cultura,Carolina cerqueira, entrega pasta da vice-presidência do Comité do Património africano

Foto: Cedida

Angola ocupou durante o ano em curso o cargo de vice-presidente do Bureau do Comité do Património Mundial da Unesco.

Dirigindo-se à embaixadora da delegação permanente do Zimbabwe junto da Unesco, Rudo Chitiga, a ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, disse ser uma honra entregar a um país irmão e da África Austral a responsabilidade e o compromisso em proteger e promover o património africano.

De acordo com a governante angolana, cabe agora ao Zimbabwe a preparação da reunião preparatória dos peritos do Comité  do Património Mundial a decorrer em 2019.

Carolina Cerqueira ressaltou ainda que a reunião deverá ser antecedida de um encontro de peritos africanos, na sequência da reunião realizada em Luanda, em Junho deste ano em curso, da qual participaram 11 países africanos. 

Por seu turno, a embaixadora Rudo Chitiga agradeceu a disponibilidade da delegação angolana e manifestou o desejo de continuar a cooperar com os países do grupo africano para preservar e proteger o património do continente berço da humanidade.

Fez saber que outro dos seus objectivos é trabalhar para que um maior número de bens culturais e naturais africanos sejam elevados a património mundial.  

O encontro, realizado na sede da Unesco, contou com a presença dos representantes do Burkina Faso e da Tanzânia, como membros do Comité do Património Mundial.  

A delegação angolana, que participa na 21ª sessão da Assembleia Geral dos Estados Partes da Convenção do Património Mundial, e ainda integrada pelo embaixador da Delegação Permanente de Angola para Unesco, Sita José, e quadros do Ministério da Cultura.

Angola viu inscrito, em Julho deste ano, o Centro Histórico de Mbanza Congo na lista do Património Mundial da Unesco.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/11/2017 08:45:27

    Nsoki no Dubai para o One Africa Music Fest

    Luanda- Depois da passagem pela Nigéria aonde conquistou o troféu de Melhor Música Electrónica do Ano, no concurso All Music África Awards, com a música África Unite, a cantora angolana Nsoki está no Dubai para participar no One Africa Music Fest que acontece nesta quinta-feira, na cidade de Jumeirah.

  • 14/11/2017 09:17:25

    Camões acolhe ciclo de curtas-metragens

    Luanda- Um ciclo de curtas-metragens, que fazem parte do Festival Internacional de New York Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), acontece nos dias 21 e 22, no Centro Cultural Português, em Luanda.

  • 14/11/2017 09:12:10

    Nsoki conquista de Melhor Música Electrónica

    Luanda- A cantora angolana Nsoki conquistou, durante a gala de premiação do concurso All África Music Awards 2017 decorrida na Nigéria, o prémio de Melhor Música Electrónica com o tema África Unite.