Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

01 Janeiro de 2018 | 07h30 - Actualizado em 31 Dezembro de 2017 | 20h42

Ministério da Cultura quer Carnaval como factor de unidade nacional

Luanda - O Carnaval deve ser a grande festa da unidade nacional, da expressão da riqueza do saber, do ser dos angolanos e do sentir, através dos vários símbolos que são transmitidos pelos grupos durante os desfiles, afirmou a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

grupo carnavalesco União operário Kabocomeu (arquivo)

Foto: Pedro Parente

Para o efeito, de acordo com a ministra, em entrevista à Angop e à Rádio Nacional de Angola (RNA) na qual fez o balanço do ano 2017, a maior festa cultural angolana deve contar com a participação activa da sociedade como forma de dotar os grupos de mais-valias para que possam se apresentar durante os desfiles de forma digna.

A comparticipação de todos não só vai aliviar os encargos dos Estado-principal financiador do evento por meio OGE, mas para transformar o Carnaval numa festa nacional.

O ministério pretende que o Entrudo de Luanda passe a contar com grupos de outras províncias, em representação da cultura nacional, de todas as expressões de folia, alegria e de cor de Cabinda ao Cunene.

Esta ideia, segundo Carolina Cerqueira, começa a ser efectivada a partir de 2018, com a participação de grupos de cinco províncias como forma de o tornar mais nacional e representativo.

No âmbito do processo de internacionalização da cultura angolana, em particular do Carnaval, o ministério convidou alguns países para que simbolicamente possam participar no Carnaval angolano, como forma de se cruzar os aspectos culturais angolanos e o de outros países.

Carolina Cerqueira adiantou ainda que vão procurar encorajar as escolas para que incentivem as crianças a dançar o Carnaval, para se incutir no seu seio a importância desta manifestação cultural angolana.

O Carnaval acontece, este ano no mês de Fevereiro.

Assuntos Angola   Carnaval  

Leia também
  • 01/01/2018 08:00:51

    Cultura aposta na formação e valorização das línguas nacionais

    Luanda - Aprimorar o processo de formação nas escolas de artes, como forma de dotar os jovens de conhecimentos adequados para o seu enquadramento no mundo das belas artes, e a valorização das línguas nacionais, por meio da institucionalização de um prémio literário, constam das prioridades do Ministério da Cultura para o presente ano civil, de acordo com a sua titular, Carolina Cerqueira.

  • 29/12/2017 15:16:02

    Ministério da Cultura destaca contributo de Zé du Pau na música angolana

    Luanda - A contribuição do artista angolano Zé du Pau na promoção, valorização, preservação e internacionalização da música angolana foi destacada nesta sexta-feira (29), em Luanda, pelo Ministério da Cultura.

  • 29/12/2017 11:53:50

    Morreu músico Zé du Pau

    Luanda - O cantor angolano Zé du Pau morreu na manhã desta sexta-feira (dia 29), no Hospital Geral de Luanda, vítima de prolongada doença.