Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Abril de 2017 | 15h03 - Actualizado em 18 Abril de 2017 | 15h02

Ministra apela para valorização e preservação dos monumentos e sítios

Luanda- A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, apelou nesta terça-feira, em Luanda, mais valorização e preservação dos monumentos e sítios, de forma a garantir e perpetuar a memória colectivas da nação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Carolina Cerqueira, Ministra da Cultura, com Embaixador do Brasil em Angola, Paulino Neto

Foto: Joaquina Bento

Em declarações à imprensa no final de uma visita ao Palácio de Ferro e a Casa de Cultura Brasil/Angola a governante referiu ser necessário preservar, requalificar e preservar destes locais por espelharem a identidade de qualquer povo e nação.

Carolina Cerqueira disse que o Ministério da Cultura através do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC) tem desenvolvido trabalhos para inventariar todos monumentos e sítios.

Relativamente ao actual estado dos monumentos e sítios, a ministra disse ter consciência de que alguns estão em elevado estado degradante.

“Estamos a fazer um levantamento e em busca de parcerias pública privada e mecenas que possa contribuir para a valorização e reabilitação dos monumentos e sítios”, reforçou.

Por sua vez o embaixador do Brasil em Angola, Paulino Neto, disse ser imperioso a preservação dos monumentos e sítios por constituírem a memória colectiva dos povos.

Para o diplomata brasileiro, o pilar cultural é fundamental e tem procurado enfatizar, dando maior relevo a mobilidade de pessoas do Brasil para Angola.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 18/04/2017 14:27:55

    Ministra da Cultura quer mais estudos sobre monumentos de cariz religiosos

    Luanda- A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, apelou nesta terça-feira, em Luanda, investigadores e peritos ligados ao estudo a acervos monumentais a terem particular atenção a monumentos de índole religioso por transmitirem religiosidade e o uso e costumes do povo angolano.

  • 18/04/2017 14:12:15

    Ministra da Cultura quer Museus Regionais

    Luanda- A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, manifestou nesta terça-feira, em Luanda, a intenção da criação de museus regionais no Centro, Norte e Sul do país, à semelhança do que existe na região Leste com o Museu Regional do Dundo, como forma de melhor valorizar e proteger a memória cultural colectiva dos angolanos.

  • 17/04/2017 18:52:11

    Angola: Poeta Domingos Cupa estreia-se no mercado com "Além das Palavras"

    Luanda -A obra "Além das Palavras" colocada nesta segunda-feira, em Luanda, ao dispor do público luandense marca a estreia de Domingos Cupa.