Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Abril de 2017 | 08h14 - Actualizado em 26 Abril de 2017 | 08h14

Angola: Arte angolana em Nova Iorque

Luanda- A Mov'Art Gallery foi seleccionada pela primeira vez para participar na 1:54 Contemporary African Art Fair, que acontece entre 5 e 7 de Maio, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A 1:54 Contemporary African Art Fair é a principal feira internacional para projectos e práticas artísticas africanas ou relacionadas com África.

O nome é uma referência aos 54 países que constituem o continente africano e resume um dos seus principais objectivos: dar visibilidade à produção múltipla e diversa do continente junto a uma audiência internacional, promovendo o envolvimento de coleccionadores, instituições culturais e audiências mais amplas com a cena da arte contemporânea africana.

Para a Mov'art Gallery, esta é uma oportunidade única e um motivo de orgulho representar a arte contemporânea angolana numa das principais praças de arte do mundo. “É uma grande janela que para o país mostrar a qualidade dos artistas angolanos”, lê-se numa nota da instituição enviada à Angop.

Com edições bianuais em Londres e Nova Iorque, este ano, a feira receberá nove novas galerias, que inclui a Mov'Art Gallery, que se fará presente com o artista angolano Ihosvanny, com a exposição "Insomnia City", curada pelo artista angolano Kiluanji Kia Henda.

Ihosvanny é um artista autodidata e parte da nova geração de artistas angolanos nascidos após a independência do país. O seu trabalho concentra-se no urbanismo, seus aspectos físicos e psicológicos.

A sua experiência artística começou em Cuba, onde viveu por vários anos e expos pela primeira vez. Já apresentou-se em mais de uma dúzia de exposições (individuais e colectivas) em Angola, no Brasil, França, Itália, Portugal, Espanha, Uganda e nos EUA. Esta será sua primeira participação na 1:54 Contemporary African Art Fair.

Nesta edição de 2017 em Nova Iorque, a feira receberá 19 galerias, com mais de 60 artistas contemporâneos de perfil emergente e estabelecido nas artes plásticas.

Criada com o foco em novas possibilidades de trabalho que a cultura e a arte contemporânea angolana suscitam, a Mov'Art presta serviços de consultadoria em arte contemporânea, desenvolve e promove projectos artísticos e apresenta toda uma gama profissional de serviços complementares, tais como catalogação profissional de acervos, análise e avaliação de colecções de arte, e produção de eventos culturais e exposições.

A sua trajectória está, desta forma, fundamentada pela excelência em três áreas de actuação que interagem na elaboração dos projectos, conferindo domínio, dinamismo, inovação e qualidade nas acções de Consultoria, Art Services e Galeria de Arte.

Assuntos Angola   Artes Plásticas  

Leia também
  • 08/11/2018 07:35:55

    Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

    Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.

  • 08/11/2018 07:32:14

    Angola e Cuba abordam reforço da cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior incidência na área de formação artística e promoção da literatura dos dois países através da participação Angolana nas feiras do livro e outras actividades culturais em Cuba dominaram a agenda da audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, á embaixadora de Cuba, Esther Gloria Cárdenas.

  • 08/11/2018 07:28:00

    Angola acolhe fórum pan-africano para a cultura de paz em África em 2019

    Luanda - Para abordar aspectos ligados à realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura e Paz em África, Bienal de Luanda, bem como a implementação do Projecto de Formação Doutoral, a ter lugar em Setembro de 2019 no país, a Comissão Multissectorial reuniu na quarta-feira, em Luanda, sob orientação da coordenadora, Carolina Cerqueira.

  • 05/11/2018 03:31:28

    Muzongue da Dipanda com Bonga Kuenda no Centro Cultural Kilamba

    Luanda - O Muzongue da Dipanda marcado para domingo, 11, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, tem como "grande" atractivo musical Barceló de Carvalho "Bonga Kuenda".