Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Maio de 2017 | 03h37 - Actualizado em 20 Maio de 2017 | 03h36

Benguela: Colectivo de Artes Santa Isabel exibe peça "Vida Humana"

Benguela - O Colectivo de Artes Santa Isabel, de Luanda, estreou, sexta-feira, no auditório da Rádio Benguela, a peça "A vida humana", no âmbito de uma digressão iniciada quinta-feira por esta província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arquivo: Teatro

Foto: Henri Celso

A exibição da obra teatral, encenada por Jacira Chicola (actriz do referido grupo), em Benguela surge a convite da Produtora para Expansão da Vida Artística (PEVA), idealizada pelo actor Edvandro Cassiano, no âmbito da revitalização das artes cénicas na região.

Além deste trabalho, o colectivo Santa Isabel tem ainda em agenda a apresentação, hoje (sábado) da peça intitulada “Quando o actual não superar o ex”.

Em declarações à Angop, a actriz Jacira Chicola apelou os benguelenses a afluírem  as salas de exibição para assistir as peças que retratam problemas sociais enfrentados pela sociedade angolana como forma de chamar a atenção para a mudança de atitude.

“Queremos levar mais educação às pessoas através do teatro porque abordamos, em palco, situações de âmbito familiar”, explicou a interlocutora, adiantando que a província do Bengo é a próxima paragem do grupo. 

Já o director do Colectivo de Artes, Mpinze Pedro, destacou que o intercâmbio entre os grupos teatrais fortalece o teatro e permite ainda a troca de experiências valiosas.  

Considerou que Benguela tem vindo a dar passos significativos em termos de produção de espectáculo teatral, mas acentua a ideia da necessidade de se afinar mais a “máquina” para despertar no público o interesse pelas salas do teatro. 

Em relação à peça “A vida humana”, Mpinze Pedro disse ser dirigida a pais e filhos e, por isso, ajudará a resgatar o senso de humor que muitas famílias perderam.  

Por sua vez, o actor Esteves Domingos Quina, representante do PEVA, reconhece que a exibição dessas duas peças tem um significado especial porque coincide com os festejos dos 400 anos da cidade de Benguela, assinalados a 17 de Maio último. 

Com 26 actores, o Colectivo de Artes Santa Isabel existe há quatro anos no panorama teatral nacional. 

Leia também
  • 19/05/2017 15:30:07

    Benguela: Concurso "Top Benguela Acácias d'Ouro" premeia cantores

    Benguela - Os músicos angolanos Hélvio (vencedor do prémio melhor balada e voz masculina) e ML (melhor kuduro e popularidade), assim como a banda Acordes (voz revelação e melhor kizomba) foram os destaques na gala de premiação do concurso musical "Top Benguela Acácias d'Ouro", realizado, quinta-feira, em Benguela.

  • 19/05/2017 14:51:58

    Benguela: Seis mil estudantes visitam Museu de Etnografia

    Lobito - Mais de seis mil estudantes visitaram, desde 2016 até a presente data, o Museu de Etnografia, no município do Lobito, província de Benguela, para trabalhos de pesquisa e investigação científica.

  • 17/05/2017 01:00:51

    Benguela: Rádio promove 1ª edição do top "Acácias d'ouro"

    Benguela - A emissora provincial de Benguela do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) promoverá quinta-feira, a gala de premiação dos vencedores da 1ª edição de música denominada "Top Benguela Acácias d'ouro".