Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

16 Julho de 2017 | 15h54 - Actualizado em 16 Julho de 2017 | 15h53

Cuanza Norte: Escritor Jonh Bella quer incentivos à leitura e escrita

Ndalatando - O escritor angolano, Jonh Bella defendeu hoje, domingo, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte) atenção especial das instituições escolares no incentivo das crianças para o gosto pela leitura e escrita, como via de promoção de hábitos literários nos petizes desde tenra idade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Escritor Angolano, Jonh Bella

Foto: António Escrivão

Em entrevista à Angop à margem do acto de premiação dos vencedores do concurso nacional de literatura infantil “Quem me dera ser onda”, promovido pela Fundação SOL, Jonh Bella defendeu a necessidade da criação de espaços de exposição de obras literárias e de leitura dentro das escolas, a par de debates com as crianças em prol da interpretação de textos de modo a ajudá-las a desenvolver a capacidade cognitiva e estímulo à  leitura e escrita.

Referiu que com a realização de concursos nacionais de literatura infantil, a Fundação Sol mostra que está preocupada com a educação, elevação do nível académico e literário das crianças a partir da escola.

Defendeu a promoção iniciativas de apoio à cultura e à formação académica das crianças, por via de feiras do livro,  concursos de redacção nas escolas  e a oferta de livros  em instituições de ensino.

O escritor apontou a leitura constante como principal fonte de inspiração para as pessoas que pretendam enveredar pelo campo literário.

Jonh Bella é um escritor angolano com inclinação para obras literárias infantis.

Tem actualmente 14 obras lançadas no mercado, e prevê o lançamento do livro “ A palanca de chifres curvados” ainda no decurso do presente ano, enquanto trabalha na compilação de uma obra sobre a Rainha Jinga.

Leia também
  • 16/07/2017 07:45:49

    Cuanza Norte: Destacada promoção da literatura infantil

    Ndalatando - A secretária de Estado da Educação, Ana Paula Inês, enalteceu sábado, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte) o contributo dos vários parceiros do governo empenhados no financiamento de projectos virados à preservação, promoção e desenvolvimento da literatura angolana.

  • 15/07/2017 23:54:01

    Cuanza Norte: Luzingo vence concurso literário infantil

    Ndalatando - Com a obra intitulada "Joaquim o menino da aldeia", o estudante Afonso Luzingo, de 18 anos de idade, natural da província do Zaire e a frequentar a 12ª classe, venceu neste sábado, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte), o concurso nacional de literatura infantil denominado "Quem me dera ser onda".

  • 14/07/2017 21:26:38

    Angola: Festival "Arraiá Bem Brasil" acontece em Luanda

    Luanda - A primeira edição do festival ?Arraiá Bem Brasil? em Angola realiza-se sábado, em Luanda, no Museu das Forças Armadas, com a participação dos músicos e compositores brasileiros do estilo forró, Targino Gondim e Raymundo Sodré.