10 Julho de 2017 | 07h17 - Actualizado em 10 Julho de 2017 | 08h00
UNESCO recomenda relançamento das industrias culturais em Mbanza Kongo
Luanda- O director do Comité do Património Mundial da UNESCO, Edmond Moukala, recomendou neste domingo, em Cracóvia (Polónia) a implementação de um programa de relançamento das indústrias culturais, de forma a gerar emprego e desenvolvimento sustentável na cidade do Mbanza Kongo.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Edmond Moukala, director do comité Património mundial da unesco
Foto: Francisco Miúdo
Falando durante um encontro com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, à margem da 41ª sessão do Comité do Património Mundial, na qual o Centro Histórico de Mbanza Kongo ganhou o estatuto de património mundial, o responsável da Unesco informou que serão priorizadas as áreas da formação das jovens gerações com valores como a equidade, justiça, o respeito pelos anciãos e a solidariedade intrinsecamente enraizados nas tradições e costumes da região que abrange, além de Angola, a República Democrática do Congo, República do Congo e Gabão.
Edmond Moukala recomendou ainda que sejam disponibilizadas verbas do Estado para a realização, a médio e longo prazo, de festivais inter-regionais que promovam Mbanza Kongo como Património Mundial.
Por seu turno, a ministra Carolina Cerqueira agradeceu o apoio e colaboração da UNESCO a nível técnico, diplomático e institucional para o sucesso desta candidatura, que foi suportada financeiramente na sua totalidade pelo Estado angolano.
O encontro, que contou com as presenças do embaixador de Angola junto da Unesco, Diankumpuna N’sadisi Sita José, e quadros seniores do Ministério da Cultura versou sobre Mbanza Kongo como Património Mundial da Humanidade e a integração das comunidades no seu desenvolvimento.
A 41ª sessão do Comité do Património Mundial da Unesco tem o seu término previsto para o dia 12 na Cracóvia, Polónia.
Assuntos Angola
Leia também
- 08/07/2017 16:50:52
Cultura destaca dedicação de Chó do Guri no mundo das letras em Angola
Luanda- O Ministério da Cultura destacou neste sabado, em Luanda, a dedicação da escritora Chó do Guri no mundo das letras em Angola.
-
08/07/2017 11:48:34
Inclusão do Centro Histórico de Mbanza Kongo como Património Mundial marca semana
Luanda- O anúncio da inscrição do Centro Histórico da Cidade de Mbanza Kongo a Património Mundial, fruto da sua inclusão na lista de bens e sítios culturais sob a protecção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), mereceu destaque entre os noticiários da semana que hoje, sábado, termina.
-
08/07/2017 11:12:57
Centro Histórico de Mbanza Kongo na rota do mundo como Património da Humanidade
Luanda - Vinte e nove anos depois do lançamento da primeira "pedra" do projecto Mbanza Kongo, com a realização da I Mesa Redonda Internacional entre 19 e 24 de Novembro de 1988, os angolanos desfrutam a inscrição de um bem na lista do património mundial da humanidade, com a anuência do Comité do Património Mundial da Unesco da inclusão do Centro Histórico de Mbanza Kongo.