Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

17 Julho de 2017 | 14h44 - Actualizado em 17 Julho de 2017 | 14h44

Cabo Verde manifesta satisfação por Mbanza Kongo

Luanda - O presidente do Instituto do Património Cultural de Cabo Verde, Charles Akibode, considerou fundamental a inclusão da histórica cidade de Mbanza Kongo na lista do património mundial cultural, por dignificar o continente africano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando numa sessão de esclarecimento a técnicos da Tanzânia, na defesa da qualidade do projecto apresentado pelo governo angolano, o responsável cabo-verdiano afirmou que a entrada de Mbanka Kongo na lista representa um grande ganho para África, que vê aumentar o número de bens sob protecção da Unesco.

O centro histórico e cultural de Mbanza Kongo foi inscrito na lista do Património Mundial da Unesco por votação unânime dos membros deste órgão reunidos de 02 a 12 deste Julho, na sua 41ª Sessão, na cidade de Cracóvia, República da Polónia.

Desde a fundação do Reino do Kongo no século XIII, a cidade de Mbanza Kongo foi a capital, o centro político, económico, social e cultural, sede do Rei, a sua corte e centro das decisões.

Mbanza Kongo foi, no século XVII, a maior vila da Costa Ocidental da África Central, com uma densidade populacional de 40 mil habitantes (nativas) e quatro mil europeus.

Com o seu declínio, a cidade que se encontrava no centro do reino em plena “idade de ouro” transformou-se numa vila mística e espiritual do grupo etnolinguístico Bakongo e albergou territórios das actuais Repúblicas de Angola, Democrática do Congo, Congo Brazzaville e Gabão.

Com uma superfície de 7 mil e 651 quilómetros quadrados, Mbanza Kongo é limitado a norte com o município do Kuimba e pela RDC, a sul e a este com a província do Uíge, e a oeste, com os municípios do Tomboco e Nóqui.

Com uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes (dados do último censo), a cidade de Mbanza Kongo possui cinco bairros, nomeadamente Sagrada Esperança, 4 de Fevereiro, 11 de Novembro, Álvaro Buta e Martins Kidito.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 17/07/2017 11:00:41

    Ministra da Cultura na Argélia para reforço da cooperação

    Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior ênfase para a vertente de formação artístico cultural, o intercâmbio e a troca de experiência entre Angola e a Argélia, constam da agenda da deslocação da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que viajou domingo para aquele país para uma visita de trabalho de três dias.

  • 14/07/2017 12:52:49

    Angola: Retrato da cultura angolana apresentado em palco

    Luanda- O grupo de dança Bailado do Cazenga apresenta a 21 deste mês o retrato da cultura do povo Angolano, através da música, dança e teatro, para mostrar o potencial cultural de Angola.

  • 13/07/2017 11:32:45

    Angola: Produtor musical apresenta "Maneira Angolana" em Novembro

    Luanda - A obra discográfica "Maneira Angolana", do produtor musical Sérgio Belera, será colocada à disposição do público em Novembro, anunciou nesta quinta-feira, em Luanda, o autor.