Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Setembro de 2017 | 15h30 - Actualizado em 05 Setembro de 2017 | 15h30

Angola participa na Feira de Arte em Joanesburgo

Luanda - A Galeria Mov'art estará presente na 10ª edição da Feira de Arte "FNB Joburg Art Fair", a decorrer de 8 a 10 deste mês, em Joanesburgo, África do Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esta informação foi prestada hoje, terça-feira, em conferência de imprensa, pela directora da instituição Janire Bilbao, tendo referido que a galeria será representada por dois quadros dos artistas plásticos Thó Simões que representam os pastores Himba, nómadas provenientes do sul de Angola.

De acordo com a interlocutora, a artista plástica Keyezua vai marcar a sua presença com duas máscaras e dois quadros de fotografias da mesma, denominado “Fortia” que significa força em Latim, um projecto de arte produzido com materiais reciclados retratando a deficiência física de forma digna.

Para Thó Simões, as duas obras artísticas que vão participar no projecto são o resultado dos últimos trabalhos desenvolvidos na região do sul de Angola, em que há uma simbiose entre os nómadas daquela região da cultura Himba e a cultura moderna da rua.  

Por seu turno, a artista Keyezua informou que as peças foram concebidas com auxílio do artista plástico Tito Cruz, no qual descreve situações vivida pelos autores.

A “FNB Joburg Art Fair”, evento de arte visual que acontece anualmente, terá também nesta edição a presença de amantes de arte locais e internacionais, bem como artistas, promotores e coleccionadores, e contará com 60 exposições entre 5 categorias, incluindo arte contemporânea e moderna, apresentações a solo, edições limitadas e plataformas de arte. 

As galerias e organizações seleccionadas este ano são provenientes de 12 países do continente africano, Europa e Estados Unidos. Angola será representada pelo “Espaço Luanda Arte (ELA)”.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 11/11/2018 20:11:07

    Albino da Conceição expõe na Bahia

    Luanda - O artista angolano Albino da Conceição José inaugurou, na Casa de Angola na Bahia, Salvador, uma exposição denominada “Marcas de Angola”.

  • 08/11/2018 07:35:55

    Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

    Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.

  • 08/11/2018 07:32:14

    Angola e Cuba abordam reforço da cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior incidência na área de formação artística e promoção da literatura dos dois países através da participação Angolana nas feiras do livro e outras actividades culturais em Cuba dominaram a agenda da audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, á embaixadora de Cuba, Esther Gloria Cárdenas.

  • 08/11/2018 07:28:00

    Angola acolhe fórum pan-africano para a cultura de paz em África em 2019

    Luanda - Para abordar aspectos ligados à realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura e Paz em África, Bienal de Luanda, bem como a implementação do Projecto de Formação Doutoral, a ter lugar em Setembro de 2019 no país, a Comissão Multissectorial reuniu na quarta-feira, em Luanda, sob orientação da coordenadora, Carolina Cerqueira.