Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Setembro de 2017 | 23h45 - Actualizado em 13 Setembro de 2017 | 23h45

Apresentado livro sobre estilo de dança Semba

Luanda - Um livro sobre o estilo de dança Semba foi apresentado hoje (quarta-feira), em Luanda, com o objectivo de imprimir uma nova dinâmica na aprendizagem e ensino desta manifestação artística

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Capa do livro do Escritor Josue Campos Neto

Foto: Francisco Miudo

Da autoria de Josué Campos Neto, o livro, intitulado "Dança Semba - um Guia Teórico Prático", propoe-se como um manual  deste género, apresentando um guia de esquemas de dança com a intenção de facilitar os iniciantes neste estilo.

"O manual que coloco à disposição dos formadores e formandos é uma ferramenta indispensável e didáctica que visa essencialmente uma compreensão objectiva e clara dos movimentos do Semba”,  afirmou o autor na ocasião.

Segundo ele, a coreografia do semba resulta na verdade de uma síntese das múltiplas influencias musicais em Luanda, com realce para o boleiro, a rumba, o merengue, a plena, tango e outras.

"O semba enquanto dança, tal como o conhecemos actualmente, é o resultado de várias sinergias, estando intrinsecamente ligado a um histórico e forte musical com o mesmo nome", salientou.

Para  o autor, é impossível discorrer sobre o semba sem abordar o seu  género musical, pelo facto de este se encontrar associado à mesma caminhada evolutiva que a dança com o mesmo nome.

A obra, com uma tiragem de três mil exemplares, é a primeira do autor. Josué Campos  Neto nasceu em Kinshasa ( RDC ) e  naturalizou-se angolano. Actualmente é colaborador na Empresa Portuária de Luanda e finalista do curso de psicologia de trabalho.

Assuntos Cultura   Dança   Literatura  

Leia também