Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Setembro de 2017 | 07h45 - Actualizado em 14 Setembro de 2017 | 09h42

Angola Historiador defende concretização dos ideais de Neto

Luanda - O historiador angolano Domingos Vieira Martins defendeu quarta-feira, em Luanda, que os angolanos devem trabalhar e estudar para a concretização dos ideais do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Domingos Martins que dissertou uma palestra obre a vida e obra de Agostinho Neto e seu contributo para a Independência de Angola, considerou que os ideias de Neto devem contar com a contribuição de todos para a sua concretização.

Para ele, Agostinho Neto foi uma figura emblemática que tudo fez para a libertação de Angola e sacrificou a sua vida em prol da libertação do povo Angolano.

Durante a palestra, o palestrante  fez um incursão na vida de Agostinho Neto desde o seu nascimento, em 1922 até a sua morte em 1979.

O locutor destacou a sua formação acadêmica, tendo afirmando que Neto foi um aluno brilhante e desde muito cedo demonstrou uma inteligência fora do comum.

Falou também das suas actividades políticas que iniciaram em Portugal na Casa dos Estudantes do Império enquanto se formava, tendo sido preso quatro vezes pela Policia Colonial Portuguesa (Pide).

Agostinho Neto formou-se em medicina na universidade de Coimbra em Portugal e casou-se com Maria Eugênia Neto, com quem teve três filhos.

A palestra enquandrou-se no programa de actividades alusivas ao aniversario do Kilamba Kiaxi e do seu patrono António Agostinho Neto,

A actividade contou com momentos culturais com a actuação do grupo Kituxi e seus acompanhantes e o cantor Varela, que interpretou temas da autoria do músico Day Doy.

No mesmo acto foram homenageados 29 figuras históricas que trabalharam e lutaram em prol da independência do pais e do desenvolvimento do Kilamba Kiaxi.

Assuntos Cultura   Província » Luanda  

Leia também
  • 14/09/2017 06:45:05

    Homenageadas figuras históricas no Kilamba Kiaxi

    Luanda - Vinte e nove cidadãos que trabalharam e lutaram em prol da independência nacional e do desenvolvimento do município do Kilamba Kiaxi foram homenageadas quarta-feira pela Administração local.

  • 14/09/2017 00:45:42

    Moxico: Província tem novo Comité Miss

    Luena - Um novo corpo gerente do Comité Miss Moxico foi quarta-feira apresentado aos membros do governo provincial, numa cerimónia orientada pela vice-governadora local para o sector político e social, Adriana Sofia Cacuassa Bento.

  • 13/09/2017 23:45:24

    Apresentado livro sobre estilo de dança Semba

    Luanda - O livro sobre o estilo de dança Semba foi apresentado hoje, quarta-feira, em Luanda, com o objectivo de imprimir uma nova dinâmica na aprendizagem e ensino desta manifestação artística.