Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Setembro de 2017 | 06h45 - Actualizado em 14 Setembro de 2017 | 09h44

Angola: Homenageadas figuras históricas no Kilamba Kiaxi

Luanda - Vinte e nove cidadãos que trabalharam e lutaram em prol da independência nacional e do desenvolvimento do município do Kilamba Kiaxi foram homenageadas quarta-feira pela Administração local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os cidadãos, alguns companheiros de guerrilha do primeiro presidente da República de Angola, Antonio Agostinho Neto, artistas, desportistas e professores, alguns a título póstumo, foram homenageados com diplomas de mérito e peças de artesanato da cultura angolana.

Entre os homenageados, escolhidos nos quatro distritos do município (Golfe, Palanca, Sapú e Nova Vida), está Manuel Contreiras, Manuel Luís Gando, Maria Kilumbula, Antónica Eduardo, Filomena de Jesus Freitas, Sebastião Masubia e  Manuel Tipoia Moniz.

Foram também distinguidos os cidadãos Mateta Manuel, Diogo Domingos Francisco, Olivia Nogueira de Azevedo, Joana da Costa Carneiro, Simão António da Silva, Santa Tavares, Adão Mareta e João Calanga.

Na área dos desportos foram homenageados Eduardo André, Dias Manuel Tomás e Luís Pascoal e no domínio da cultura Antónica Kizua, União Angola Independente, Nike e Day Doy.

Em declarações à Angop, os homenageados agradeceram a Administração pelo reconhecimento que tiveram e solicitaram que sejam também homenageados os seus compatriotas que como eles lutaram igualmente para a independência do país e desenvolvimento do Kilamba Kiaxi.

Filomena de Jesus Freitas, que começou a trabalhar no Kilamba Kiaxi em 1979 como docente e em 2009 foi nomeada administradora comunal do Golfe considerou a homenagem gratificante.

“Nos não trabalhamos para isto, mas quando outras reconhecem o que fizemos durante  a vida laboral é muito gratificante, declarou.

A administradora municipal, Albina Guilhermina Luísa, informou que outras personalidades vão merecer também a homenagem  da administração, em prol do que fizeram pelo município.

A homenagem consta do programa festivo do aniversário do município e do seu patrono Antonio Agostinho Neto. Foi antecedida por uma palestra sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto e seu contributo para a independência Nacional

A actividade foi abrilhantada  grupo Kituxi e seus acompanhantes  e o musico Varela, que interpretou musicas de Day Doy.

Assuntos Cultura   Província » Luanda  

Leia também
  • 14/09/2017 07:45:06

    Angola: Historiador defende concretização dos ideais de Neto

    Luanda - O historiador angolano Domingos Vieira Martins defendeu quarta-feira, em Luanda, que os angolanos devem trabalhar e estudar para a concretização dos ideais do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.

  • 14/09/2017 00:45:42

    Moxico: Província tem novo Comité Miss

    Luena - Um novo corpo gerente do Comité Miss Moxico foi quarta-feira apresentado aos membros do governo provincial, numa cerimónia orientada pela vice-governadora local para o sector político e social, Adriana Sofia Cacuassa Bento.

  • 13/09/2017 23:45:24

    Apresentado livro sobre estilo de dança Semba

    Luanda - O livro sobre o estilo de dança Semba foi apresentado hoje, quarta-feira, em Luanda, com o objectivo de imprimir uma nova dinâmica na aprendizagem e ensino desta manifestação artística.