Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Fevereiro de 2018 | 19h43 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 19h43

Grupo "General Txizainga" vence carnaval infantil em Saurimo

Saurimo - O grupo carnavalesco "General Txizainga" sagrou-se hoje, sexta-feira, vencedor do Entrudo infantil do município de Saurimo, província da Lunda Sul, edição/2018, com 873 pontos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No desfile realizado no largo 1º de Maio, sob o lema "Maior criatividade no resgate dos valores culturais", foi segundo classificado o grupo "Kenda do Bairro Candembe", com 872 pontos, e em terceiro lugar ficou a colectividade "Paz do Povo", com 852 pontos.

Como prémio, o vencedor recebeu 130 mil kwanzas, o segundo classificado teve direito a 120 mil kwanzas e o terceiro colocado ficou com 90 mil kwanzas.

Ao som do batuque, os grupos exibiram a dança típica da região leste txianda, entoaram canções com mensagens de união, paz, harmonia e reconciliação nacional.

Na ocasião, o administrador municipal adjunto de Saurimo, Neves Romão, reconheceu que apesar das limitações financeiras, houve muito esforço e dedicação por parte das autoridades locais e dos grupos para se realizar o carnaval.

Disse ter notado melhoria dos grupos em termos de coreografia, mensagem das canções e criatividade dos grupos.

Desfilaram na classe infantil os grupos "Paz do Povo", "Kenda do Bairro Candembe", "União Lunda", "Uhenia wa Lunda", "Lunda Assokoloke", "Massoxi", "Família Relaxada", "Vana-Valeve", "General Txizainga", "Kapomba" e "Pimbi".

Leia também
  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 14:42:40

    Príncipe dos Dembos quer incremento da valorização das danças tradicionais

    Saurimo - O Príncipe dos Dembos, António Salvador, defendeu domingo, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade de o Ministério da Cultura reforçar as suas políticas de promoção das danças e música tradicional das diversas regiões do país, como forma de garantir a sua preservação, valorização e eternização.

  • 28/10/2018 17:50:07

    Ministério aposta no registo e classificação da música e dança tradicional

    Saurimo - O Ministério da Cultura pretende promover o registo e classificação a nível nacional das manifestações culturais, com particular realce para as modalidades da música e danças tradicionais, e as que reunirem os critérios exigidos pela UNESCO, elevadas ao reconhecimento internacional, segundo a secretaria de Estado, Maria da Piedade de Jesus.

  • 27/10/2018 07:01:47

    Secretaria de Estado da Cultura avalia infra-estruturas culturais em Saurimo

    Saurimo - A secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, avaliou nesta sexta-feira o estado dos monumentos históricos da cidade Saurimo, capital da província da Lunda Sul.