Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Fevereiro de 2018 | 19h43 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 19h43

Grupo "General Txizainga" vence carnaval infantil em Saurimo

Saurimo - O grupo carnavalesco "General Txizainga" sagrou-se hoje, sexta-feira, vencedor do Entrudo infantil do município de Saurimo, província da Lunda Sul, edição/2018, com 873 pontos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No desfile realizado no largo 1º de Maio, sob o lema "Maior criatividade no resgate dos valores culturais", foi segundo classificado o grupo "Kenda do Bairro Candembe", com 872 pontos, e em terceiro lugar ficou a colectividade "Paz do Povo", com 852 pontos.

Como prémio, o vencedor recebeu 130 mil kwanzas, o segundo classificado teve direito a 120 mil kwanzas e o terceiro colocado ficou com 90 mil kwanzas.

Ao som do batuque, os grupos exibiram a dança típica da região leste txianda, entoaram canções com mensagens de união, paz, harmonia e reconciliação nacional.

Na ocasião, o administrador municipal adjunto de Saurimo, Neves Romão, reconheceu que apesar das limitações financeiras, houve muito esforço e dedicação por parte das autoridades locais e dos grupos para se realizar o carnaval.

Disse ter notado melhoria dos grupos em termos de coreografia, mensagem das canções e criatividade dos grupos.

Desfilaram na classe infantil os grupos "Paz do Povo", "Kenda do Bairro Candembe", "União Lunda", "Uhenia wa Lunda", "Lunda Assokoloke", "Massoxi", "Família Relaxada", "Vana-Valeve", "General Txizainga", "Kapomba" e "Pimbi".

Leia também
  • 14/03/2018 16:59:48

    Músico Mbimbi Show prepara segunda obra discográfica

    Saurimo - O músico angolano Mbimbi Show revelou hoje, quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que está a trabalhar para colocar no final de Abril o seu segundo trabalho discográfico intitulado Assoko Liami na kwazanga.

  • 13/03/2018 11:37:55

    Defendida realização de festival de artes plásticas

    Saurimo - A necessidade de se realizar um festival de artes plásticas e pintura, para melhor divulgar a identidade cultural da região no país e no exterior, bem como a comercialização das suas obras, foi defendida nesta terça-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo pintor Tiago Muachi Sachuma.

  • 13/02/2018 17:18:57

    Grupo Utchokwe mu Tchota revalida título do Carnaval da Lunda Sul

    Saurimo- O grupo Utchockwe mu Tchota, do município de Saurimo, revalidou hoje, terça-feira, com 427 pontos, o título do Carnaval/ 2018, da classe de adultos, na província da Lunda Sul, realizado sob o lema "Mais criatividade no resgate dos valores culturais".

  • 13/02/2018 15:21:30

    Carnaval possibilita representar potencialidades culturais

    Saurimo - O director provincial da Cultura da Lunda-Sul, Gabriel Tchiema, afirmou hoje, terça-feira, em Saurimo, que o Carnaval possibilita apresentar as potencialidades e a identidade cultural de um povo, sendo considerado em muitos países a sua maior festa popular.