Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Fevereiro de 2018 | 23h04 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 08h57

Bengo: Grupo União Dimatekeno vence carnaval na classe de adulto

Caxito - O grupo União Dimatekeno de Nambuangongo sagrou-se, pela primeira vez, vencedor do Carnaval na classe de adulto na província do Bengo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bengo: Carnaval

Foto: Adão João Pedro

O grupo foi o primeiro a desfilar hoje, terça-feira, no largo da Ingamba, em Caxito, apresentando-se com o lema “Diversificação da Economia é a Base Fundamental para o  Desenvolvimento do País”, com o qual obteve 218 pontos e convenceu o corpo de jurados presidido pelo actor Sizainga Raul.

Em segundo lugar ficou o grupo Rainha Njinga a Mbandi da Mifuma, do município do Dande, com 216 pontos, que se exibiu com o lema “Escola de Alfabetização e Projecto
 Mulher Açcão Conquistando” seguindo-se, na terceira posição, o grupo carnavalesco, União Ndengue AN-Longa, do Pango Aluquém, com o lema “Na Luta contra a Malária”, 
com 198 pontos.


O corpo de jurado distinguiu ainda a melhor corte para o grupo Dimatekeno, melhor comandante e dança Maringa de Caboxa “Bula Mbunda”, melhor canção e alegoria (União
 Ndengue AN-Longa do Pango Aluquém), melhor bandeira para o grupo Rainha Njinga a Mbandi da Mifuma, do município do Dande.


O desfile do carnaval na classe de adultos contou com dez concorrentes com animação dos grupos da Escola de Formação dos Professores do Kimamuenho, do Conselho
 Provincial da Juventude (CPJ), da Casa Correia, Cantinho da Marisa e grupos carnavalescos tradicionais dos municípios do Nambuangongo e Ambriz.

A organização revelou que o primeiro classificado na classe de adultos vai receber 450 mil Kwanzas, o segundo 400 mil e o terceiro 350 mil Kwanzas.

A entrega dos prémios está prevista para quarta-feira, na Biblioteca Provincial do Bengo.

Assuntos Carnaval  

Leia também
  • 14/02/2018 01:20:39

    Foliões da Classe A baralham contas do Juri em noite de forte chuva

    Luanda - Como sinal de conservação dos rótulos de veteranos, experientes e seniores, os grupos carnavalescos da Classe A deixaram confuso, nesta terça-feira, o corpo de jurado da 40ª edição do Entrudo de Luanda, com performances de "encher os olhos", numa noite "abençoada" por São Pedro.

  • 14/02/2018 00:12:50

    PR deixa Nova Marginal por causa da chuva

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, e a primeira-dama, Ana Dias Lourenço, viram-se obrigados a abandonar, terça-feira, por volta das 20 horas, a Nova Marginal, devido à forte chuva que caiu sobre a capital do país, quando desfilava o grupo União Njinga a Mbande.

  • 13/02/2018 23:43:32

    Cuando Cubango: Responsável destaca inovações no Entrudo

    Menongue - As indumentárias e cantos usados pelos grupos das classes Infantil e Adulta foram apontadas, pela directora da Cultura no Cuando Cubango, Carla Cativa, como sendo uma das "grandes" inovações locais mais evidenciadas na 40ª Edição do Entrudo 2018.

  • 13/02/2018 23:29:51

    Cuanza Norte: Estrela de Cacesse e Etu Tueza do Sambizanga vencem carnaval 2018

    Ndalatando - Os grupos carnavalescos Estrela de Cacesse e Etu Tueza do Sambizanga sagraram-se vencedores do Carnaval da província do Cuanza Norte, edição 2018, na classe “A”, nas categorias moderna e tradicional, respectivamente.