Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Fevereiro de 2018 | 23h02 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 23h01

Benguela: Bloco Amarelo vence edição do Carnaval/2018

Benguela - O grupo carnavalesco "Bloco Amarelo" venceu a edição provincial do Carnaval/2018 na classe de adultos com 434 pontos, que se disputou terça-feira, no município do Caimbambo, em Benguela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo os dados divulgados na tarde desta quarta-feira pelo corpo de jurado, o grupo "Irene Cohen" do município do Cubal  ficou na segunda posição com 412 pontos, enquanto o "Njinga Mbandi" do município da Ganda ocupou o terceiro lugar com 384 pontso, respectivamente.

Na classe infantil, o primeiro lugar coube ao grupo "Dr.Agostinho Neto" do município do Cubal, com 381 pontos, o segundo ao "Mártires do Cuito" do Bocoio com 380 pontos e o terceiro a "União Jovens do Caimbambo" com 321 pontos.

Para a classe de adultos, o primeiro classificado recebeu um prémio de um milhão de kwanzas, o segundo 370 mil e o terceiro 250 mil, enquanto na classe infantil o primeiro classificado ganhou AKZ 250 mil, o segundo 150 mil e o terceiro 100 mil.

O grupo "Irene Cohen" venceu as categorias de melhor rainha, canção, comandante e melhor bateria, arrebatando por cada um dos prémios 40 mil kwanzas.

Na classe infantil, o grupo Agostinho Neto venceu a melhor canção e o melhor comandante, o Mártires do Cuito ganhou o prémio de melhor rainha e bateria, cujos prémios estão avaliados em 25 mil kwanzas cada.

Disputaram a presente edição 14 grupos carnavalesco, sendo oito da classe de adultos, seis infantis e dois outros de animação, dos municípios de Caimbambo, Benguela, Ganda, Cubal, Bocoio, Chongoroi, Balombo e Baía Farta que apresentaram temas com ritmos, hábitos e costumes locais.

Na edição 2017, o grupo carnavalesco Irene Cohen do município do Cubal foi o vencedor do carnaval provincial na classe de adultos, que decorreu na vila do Bocoio. Na categoria municipal, o grupo carnavalesco “A Voz do Povo Angolano” arrebatou a quarta edição do Carnaval municipalizado de Benguela, ao totalizar 312 pontos, seguido do 4 de Abril (Zona A) e, Cavaco Verde, respectivamente, com 205 e 199 pontos cada.    

A categoria infantil teve como os vencedores os grupos União Mundo do Casseque, da zona B, Candengues das Malambas (Zona C), e os “Petizes dos Interactivos”, da zona B. 

Quanto aos prémios de melhor rei, melhor rainha e melhor comandante, na classe de adultos, foram atribuídos ao grupo “A Voz do Povo Angolano”.

Na classe infantil, o grupo União Mundo do Casseque ficou com a distinção de melhor rainha, os Candengues das Malambas da Zona C venceram o prémio de melhor rei e o melhor comandante.

Leia também
  • 13/02/2018 11:40:59

    Caimbambo acolhe desfile com 14 grupos carnavalesco

    Benguela - Catorze grupos carnavalesco participam hoje, terça-feira, no desfile provincial do Entrudo 2018, a ter lugar no município do Caimbambo, a sudeste da cidade de Benguela.

  • 27/01/2018 09:45:20

    Mais de 100 grupos esperados no desfile provincial de Carnaval

    Benguela - Pelo menos 140 grupos vão animar o desfile provincial de Carnaval em Benguela, a ter lugar no dia 13 de Fevereiro no município de Caimbambo, anunciou o director da Cultura, Cristóvão Mário Cajibanga.

  • 26/01/2018 16:50:36

    Carnaval na Ganda com 20 grupos confirmados

    Ganda - O desfile municipal do Carnaval na Ganda, província de Benguela, vai contar, a 10 de Fevereiro, no largo 1º de Maio, com 20 grupos, sendo 12 na classe de adultos e oito infantis.