Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Fevereiro de 2018 | 23h29 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 10h17

Estrela de Cacesse e Etu Tueza do Sambizanga vencem carnaval 2018

Ndalatando - Os grupos carnavalescos Estrela de Cacesse e Etu Tueza do Sambizanga sagraram-se vencedores do Carnaval da província do Cuanza Norte, edição 2018, na classe ?A?, nas categorias moderna e tradicional, respectivamente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cuanza Norte: Grupo Carnavalesco Estrela de Cacesse do Dondo

Foto: Estevão Manuel

Com mil e 422 pontos,  o  grupo  carnavalesco  Estrela  de Cacesse, formação do  município de Cambambe, arrebatou  também  o troféu  de melhor  comandante  na  modalidade  de  dança  moderna, de acordo com os  resultados  divulgados  no principio da  noite  desta  terça-feira.

 Já  os Etu Tueza do Sambizanga, provenientes do  município do Cazengo, venceram com mil e 267 pontos.

Ainda de acordo com os resultados, na categoria moderna, o segundo lugar foi ocupado pelo grupo Vilugalto, do Golungo Alto, com mil e 389 pontos, arrebatando ainda os prémios de melhor canção e dança.

A terceira posição da mesma categoria coube ao grupo Jovens Unidos do município do Lucala, com mil e 304 pontos, conquistado também os troféus de melhor rainha e bandeira, enquanto o Kwanza ya Ntunda do município do Cazengo, com mil e 203, “quedou-se” em quarto lugar.

Já na categoria dos grupos tradicionais, o segundo lugar foi ocupado pelo grupo Kuditemo do Samba Caju, com mil e 164 pontos, arrebatando ainda o troféu de melhor canção.

Em terceiro lugar ficou o Cidrália do Ngolo do município de Cambambe, com mil e 134 pontos e os troféus de melhor bandeira e dança e na quarta posição Twana Kaga do município de Ambaca, com mil e 100 pontos, arrebatando ainda os troféus de melhor rainha e alegoria.

Participaram do desfile da classe de adultos, decorrido no Largo das Escolas da Cidade de Ndalatando, oito grupos carnavalescos, dos 10 previstos, sendo quatro da categoria de dança moderna, o mesmo número na modalidade de dança tradicional, oriundos dos municípios do Cazengo, Cambambe, Golungo Alto, Lucala, Samba Caju e Ambaca.

O evento contou ainda com a participação de dois blocos de animação, sendo as danças kassanda, semba, kazukuta tradicional e moderna, as mais exibidas pelos grupos.

O sector da Cultura da província do Cuanza Norte vai atribuir como prémio para o vencedor 400 mil kwanzas, trezentos mil kwanzas para o segundo posicionado e 200 mil kwanzas para o terceiro classificado de ambas categorias (moderna e tradicional).

O desfile foi assistido pelo governador da província do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos.

Leia também
  • 14/02/2018 09:57:35

    Cruzeta da Assaca vence Carnaval municipal 2018

    Sumbe - O grupo carnavalesco Cruzeta da Assaca venceu a primeira edição municipal do Sumbe, com mil 207 pontos.

  • 14/02/2018 01:20:39

    Foliões da Classe A baralham contas do Juri em noite de forte chuva

    Luanda - Como sinal de conservação dos rótulos de veteranos, experientes e seniores, os grupos carnavalescos da Classe A deixaram confuso, nesta terça-feira, o corpo de jurado da 40ª edição do Entrudo de Luanda, com performances de "encher os olhos", numa noite "abençoada" por São Pedro.

  • 14/02/2018 00:12:50

    PR deixa Nova Marginal por causa da chuva

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, e a primeira-dama, Ana Dias Lourenço, viram-se obrigados a abandonar, terça-feira, por volta das 20 horas, a Nova Marginal, devido à forte chuva que caiu sobre a capital do país, quando desfilava o grupo União Njinga a Mbande.

  • 13/02/2018 23:43:32

    Responsável destaca inovações no Entrudo

    Menongue - As indumentárias e cantos usados pelos grupos das classes Infantil e Adulta foram apontadas, pela directora da Cultura no Cuando Cubango, Carla Cativa, como sendo uma das "grandes" inovações locais mais evidenciadas na 40ª Edição do Entrudo 2018.