Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Fevereiro de 2018 | 22h36 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 22h36

Vice-governador do Bengo destaca preservação da cultura

Caxito - O vice-governador provincial do Bengo para área económica e infra-estrutura, Domingos Guilherme, destacou hoje, terça-feira, em Caxito, a preservação da cultura nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa no final do desfile do Entrudo edição 2018, o responsável referiu que os integrantes dos grupos souberam demonstrar o estilo da dança, com destaque para o semba, kazukuta e maringa, bem como a apresentação de canções que retratam a vida quotidiana.

Domingos Guilherme incentivou os grupo para uma melhor preparação para que possam vencer na próxima edição.

Sobre os prémios, disse que os valores são da medida das possibilidades do governo da província, sublinhando que tem que se encontrar outras formas para o angariamento de fundos para que os prémios do Entrudo passam a ser mais elevados.

Segundo Domingos Guilherme, os jovens devem continuar a absorver conhecimentos com os mais velhos sobre a história, hábitos e costumes do povo do Bengo, para que possam preservar a cultura da região.

O grupo carnavalesco União Dimatekeno do município do Nambuangongo venceu a edição 2018, na categoria de adultos, enquanto o grupo Cassulinhas da Rainha Njinga a Mbande da Mifuma venceu na classe Infantil.

A presente edição contou com a participação de 14 grupos dos quais dez da classe de adultos e quatro infantis.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 01/11/2018 19:26:37

    Ministério da Cultura não legaliza igrejas há 18 anos

    Caxito - O Ministério da Cultura não reconhece ou legaliza nenhuma igreja há 18 anos afirmou hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, o director do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR), Francisco Maria.

  • 11/10/2018 16:10:34

    Gala Rostos do Bengo acontece em Novembro

    Caxito - A segunda edição da gala Rostos do Bengo, que premeia personalidades singulares e colectivas destacadas nas diversas áreas de trabalho da circunscrição, vai acontecer no dia 8 de Novembro deste ano, na cidade de Caxito.

  • 03/10/2018 15:23:15

    Catalogados mais de 100 locais históricos no Bengo para cadastramento

    Caxito - Cento e sete sítios para cadastramento e classificação como monumentos e sítios históricos foram inventariados de Janeiro até a presente data, pelos técnicos do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Bengo.

  • 03/10/2018 15:11:58

    CEFOMAC necessita de 25 professores

    Caxito - O Centro de Formação de Música e Artes Cénicas (CEFOMAC) de Caxito, na província do Bengo, necessita de 25 professores para garantir o processo de ensino e educação artística e cultural.