Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

04 Dezembro de 2018 | 04h38 - Actualizado em 04 Dezembro de 2018 | 16h11

Paulo Flores e Yuri da Cunha encerram temporada "Duetos N'Avenida"

Luanda - Os músicos Yuri da Cunha e Paulo Flores encerram, entre quinta-feira e sábado, a temporada do projecto "Dueto N'Avenida", com três shows na Casa70.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Yuri da Cunha e Paulo Flores no projecto ?Dueto N'Avenida?

Foto: Cortesia da organização

A ideia, concebida pela Zona Jovem Produções, visa valorizar a música angolana, convidando ao palco intérpretes das mais variadas vertentes para apresentações de artistas consagrados individualmente e dispostos à criação em dupla de um show de raiz.

O projecto, que já levou ao palco da Casa 70 diversas duplas nacionais, a última das quais Bruna Tatiana e Edmázia, abriu a 25 de Agosto, com a entrada em cena de Patrícia Faria e Puto Português que têm em comum a intimidade com o semba.

Em conferência de imprensa, a propósito dos três shows, Yuri da Cunha referiu que o  projecto tem um cariz especial, por unir jovens de gerações diferentes e de outras musicalidades.

Para  o músico, actuar com Paulo Flores é uma honra, “porque se aprende muito sobre a música angolana”, reconhecendo-o como um cantor de mente aberta e disposto a aprender com os jovens.        

Yuri da Cunha afirmou que, durante a actuação, serão interpretados os grandes sucessos de ambos,  tendo  avançado a possibilidade  de virem a ser criados  temas  no momento.

Já Paulo Flores acredita que a música nacional sai a ganhar com iniciativas do género, destacando a importância  da  convivência  entre  os cantores, para o desenvolvimento da cultura.

“Sinto-me  satisfeito por  saber  que  existem  jovens  como  o Yuri da Cunha, dispostos  a dar  mais  vida  à  música  nacional”, enalteceu  Paulo  Flores, durante  a conferência de imprensa.

Paulo  Flores  defendeu   maior  ligação  no seio da classe, com vista à união dos povos e à disseminação das mais variadas culturas.

Vida e Obra

Paulo Flores, uma das principais referências da música de Angola, nasceu em Luanda, em Julho de 1972. Com apenas três anos, mudou-se para Lisboa, onde viveu com os avós, uma importante fase da sua vida.

Com 11 discos editados, já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Cantor e compositor, sempre ostentou os valores da cultura angolana, desde a sua herança patrimonial às suas expressões mais vanguardistas, na busca constante de novas fórmulas e aberto às demais influências musicais. Com 16 anos, ao lado de Eduardo Paim e de Ruca Van-Dúnem, dois companheiros fundamentais no seu percurso, lança o álbum de estreia “Kapuete Kamundana”, gravado nos estúdios da Rádio Nacional de Angola e de Portugal.

Discografia

"Kapuete Kamundanda" 1988 | "Sassassa" 1990 | "Coração Farrapo" 1991 | "Tunda mu Njila" 1992 | "Brincadeira tem Hora" 1993 | "Inocente" 1995 | "Canta meu Semba" 1996 | "Perto do Fim" 1998 | "Recompasso" 2001 | "Best Of" 2003 | "Quintal do Semba" 1993 | "Xé Povo" 2003 | "Ao Vivo" 2005 | "Ex-Combatentes" trilogia ("Viagem", "Sembas" e "Ilhas") 2009

Yuri da Cunha

Autor do sucesso "Makumba", "Parte Braço" e vencedor do prémio Rádio Luanda, edição 2004, o cantor angolano Yuri da Cunha é natural do Sumbe, província do Cuanza Sul, onde nasceu em Julho de 1972.

O músico começou a sua carreira artística em criança, tendo vencido um concurso de rua na sua terra natal e o "Rádio Piô", destinado a cantores infantis, numa iniciativa do programa "Kaluanda Piô" da Rádio Nacional de Angola (RNA), com o tema "Amigo", em 1994.

Assuntos Música  

Leia também
  • 01/12/2018 12:23:23

    Show de Kyaku Kyadaff abarrota largo Agostinho Neto

    Mbanza Kongo - Centenas de fãs abarrotaram na madrugada deste sábado, o largo "António Agostinho Neto", na cidade de Mbanza Kongo, Zaire, para vibrar ao show do músico Kyaku Kiadaff, apesar da chuva miúda que retardou o início do espectáculo.

  • 30/11/2018 13:07:19

    Kyaku Kyadaff autografa "igual ao prazer" em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - O músico Kyaku Kyadaff está nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a realizar uma sessão de venda e autógrafo do seu mais recente trabalho discográfico intitulado "igual ao prazer".

  • 25/11/2018 01:38:38

    Bruna Tatiana e Edmázia actuam em Dueto

    Luanda- As divas da música angolana Bruna Tatiana e Edmázia Mayembe foram as grandes atracções da terceira edição do projectos "Duetos na Avenida" que decorreu neste sábado, em Luanda, na Casa 70.