Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Dezembro de 2018 | 01h06 - Actualizado em 11 Dezembro de 2018 | 01h05

Traços da mulher africana inspiram artista plástico Landu Makanda

Lobito - Os traços característicos da beleza da mulher africana como lenços coloridos nos cabelos, olhos e sorrisos ganham espaço na maior parte das obras do artista plástico angolano Landu João Makanda, que clama por patrocínios para divulgação do trabalho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lobito: Retrato da Obra do artista Landu João Makanda

Foto: José Honório

Em declarações à Angop, o artista, residente em Luanda, disse que o trabalho é inspirado na luta e causa das mulheres africanas e angolanas, em especial, e uma chamada de atenção para sociedade cuidar melhor do universo feminino.

O artista, que coleciona cerca de 100 quadros, defende que “educar uma mulher é educar uma nação”, daí ter surgido a ideia de apoiar o processo de empoderamento feminino no continente e país, através da arte.

No entanto, Landu João Makanda lamenta a falta de patrocínio, principalmente para apoiar a sua deslocação para outras províncias a fim de mostrar o seu trabalho a mais pessoas.

De acordo com ele, os quadros estão avaliados desde os quinze mil até os cem mil kwanzas e nas feiras onde passa tem vendido cerca de dez quadros com temas variados.

Garantiu ainda que tem feito enorme esforço para ser reconhecido e ser convidado para fóruns internacionais, patamar que ainda não atingiu até ao momento.

Questionado sobre a técnica que usa para retratar a mulher, o artista plástico apontou a pintura com óleo sobre a tela, a tinta acrílica,  massas e pano.

Landu Makanda, de 31 anos, conta já com quinze anos de profissão e trabalha com três ajudantes. Tem sido convidado principalmente em feiras realizadas em Luanda como Feira Afro do Patriota, Feira do Talatona e Feira Internacional de Luanda (FIL).

Leia também
  • 28/01/2019 12:49:02

    Associação quer Carnaval do Lobito como atractivo turístico

    Lobito - O vice-presidente da Associação do Carnaval do Lobito (ACL), Madaleno Constantino, anunciou hoje, segunda-feira, a intenção de fazer do Entrudo uma marca daquela cidade da província de Benguela, a fim de ser reconhecido a nível nacional.

  • 25/01/2019 04:22:28

    Autoridades do Lobito pedem que promotores cumpram regras de espectáculos

    Lobito - O director da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, Henrique Pascoal, alertou, esta quinta-feira, aos promotores de eventos para a importância de cumprirem com rigor as regras sobre promoção de espectáculos e divertimentos públicos, sob pena de incorrerem em pesadas multas.

  • 25/01/2019 04:14:00

    Congresso da mocidade Baptista junta centenas de fiéis no Lobito

    Lobito - Perto de trezentos fiéis da Igreja Convenção Baptista de Angola (CBA) participam desde a última quinta-feira até sábado, na cidade do Lobito, em Benguela, no 18º Congresso Nacional da Mocidade, com a finalidade de despertar os jovens para serem vocacionados na sociedade.

  • 14/01/2019 21:20:55

    Actores de teatro e bailarinos em formação no Lobito

    Lobito - Actores de teatro e bailarinos participam de hoje até a próxima sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, numa formação que contempla o domínio das artes de encenação e a expressão corporal em palco, sob a égide do colectivo de artes Ndinga Nzola.