Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Março de 2018 | 11h37 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 18h16

Defendida realização de festival de artes plásticas

Saurimo - A necessidade de se realizar um festival de artes plásticas e pintura, para melhor divulgar a identidade cultural da região no país e no exterior, bem como a comercialização das suas obras, foi defendida nesta terça-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo pintor Tiago Muachi Sachuma.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Exposição de obras de plásticas

Foto: Henry Pombal

Em declarações à Angop, afirmou que por esta via será possível elevar o nome da região através das artes plásticas e permitir com que haja troca de experiência entre a classe artística local e de outras paragens.

O artista, que pinta há 50 anos, sugeriu que o festival fosse realizado a 28 de Maio, no quadro das comemorações do dia da elevação à cidade de Saurimo a capital da província da Lunda Sul, devido ao fluxo de turistas e visitantes provenientes de outros pontos do país.

Para os seus trabalhos, o artista utiliza a técnica primitiva de pintar com tinta de óleo, aplicando pigmento em forma pastoso, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matrizes, tons e texturas sobre a tela e papel.

No que toca a aquisição do material, informou que é proveniente de Luanda, Cabinda e Portugal.

Segundo o artista, a sua prioridade para este ano é abrir um atelier confortável, com o objectivo de ensinar crianças e interessados nesta arte.

Muachi Sachuma nasceu em 05 de Outubro de 1953, na Lunda Sul. Fez o curso de pintura e artes por correspondência no centro de ensino Álvaro Torrão Lisboa-1 Portugal, em 1974 a 1975.

Leia também
  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 14:42:40

    Príncipe dos Dembos quer incremento da valorização das danças tradicionais

    Saurimo - O Príncipe dos Dembos, António Salvador, defendeu domingo, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade de o Ministério da Cultura reforçar as suas políticas de promoção das danças e música tradicional das diversas regiões do país, como forma de garantir a sua preservação, valorização e eternização.

  • 28/10/2018 17:50:07

    Ministério aposta no registo e classificação da música e dança tradicional

    Saurimo - O Ministério da Cultura pretende promover o registo e classificação a nível nacional das manifestações culturais, com particular realce para as modalidades da música e danças tradicionais, e as que reunirem os critérios exigidos pela UNESCO, elevadas ao reconhecimento internacional, segundo a secretaria de Estado, Maria da Piedade de Jesus.

  • 27/10/2018 07:01:47

    Secretaria de Estado da Cultura avalia infra-estruturas culturais em Saurimo

    Saurimo - A secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, avaliou nesta sexta-feira o estado dos monumentos históricos da cidade Saurimo, capital da província da Lunda Sul.