Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Abril de 2018 | 17h43 - Actualizado em 20 Abril de 2018 | 17h42

Aberta campanha de divulgação do património histórico no Namibe

Moçâmedes - A Direcção Provincial da Cultura do Namibe está a promover a partir de hoje, sexta-feira, na cidade de Moçâmedes, uma campanha de divulgação do património histórico, no quadro das comemorações do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

cartilha com figuras e fotografias do património cultural da província do namibe

Foto: clemente Ndala

O sector da Cultura está a distribuir à população cartilhas com imagens dos sítios e monumentos culturais e históricos da província do Namibe, no sentido destes bens serem mais divulgados.

Em declarações à Angop, a directora provincial da Cultural do Namibe, Euracema Ambrósio, sublinhou que o objectivo do programa é difundir os monumentos e sítios da região, no sentido de serem mais preservados, divulgados e valorizados.

Fez saber que a campanha vai continuar, nos próximos dias, através de palestras nas escolas, visitas guiadas nos diferentes monumentos e sítios, entre outras actividades.

Lembrou que um dos grandes objectivos do sector da Cultura do Namibe é divulgar e conservar as pinturas rupestres estampadas na estação do Tchitundu-Hulo, localizadas no município do Virei, propostas à elevação de património mundial da humanidade, junto da UNESCO.

A província do Namibe é detentora de um rico património cultural herdado dos povos que habitaram a região ao longo dos tempos, representado por pinturas e gravuras rupestres, muitas vezes agrupadas em estações arqueológicas, furnas e sítios históricos.

A região possui também edifícios com importância histórica e cultural da arquitectura colonial, como as fortalezas de São Fernandes e a do Capangombe, as igrejas de São Adrião e da Nossa Senhora da Quipola, entre outros locais de interesse.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 30/10/2018 12:05:21

    Músico Guido George com dois projectos ligados a dança e música

    Moçâmedes - O músico Guido George conta actualmente com dois projectos ligados a dança e a música para relançar os estilos tradicionais mais conceituados na província, como forma de promover e fazer vincar os valores culturais da região, com maior predominância para o kuvali e Nyanecaa-Humbi.

  • 28/10/2018 14:44:37

    Cantores de Moçâmedes ganham fase provincial do Variante do Namibe

    Moçâmedes - Os concorrentes Lucas Mango, Fernanda Alexandre e José Armando, respectivamente do município sede de Moçâmedes, conquistaram, sábado, os três primeiros lugares do festival de música popular angolana Variantes/2018, da província do Namibe.

  • 27/09/2018 18:13:11

    Namibe com maior número de pinturas rupestres do país

    Moçâmedes - A província do Namibe, com 22 estações de pinturas rupestre, é a região do país que congrega o maior aglomerado desse património cultural disse hoje, quinta-feira, na cidade de Moçâmedes, o coordenador do projecto do Tchitunduhulu, Benjamim Fernandes.

  • 14/09/2018 03:31:31

    Poeta Franco Mufinda lança "Alma Gémea em Asas prateadas"

    Moçâmedes - O poeta Franco Mufinda apresentou quinta-feira a obra poética intitulada "Alma Gémea em Asas prateadas" .