Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Abril de 2018 | 20h59 - Actualizado em 25 Abril de 2018 | 20h58

Mincult lamenta morte do rei Mwene Vunonge

Luanda - O Ministério da Cultura (Mincult) lamentou hoje, quarta-feira, o passamento físico do rei dos Vangangela, Augusto Cambinda Calilo “Mwene Vunonge VI”, ocorrido terça-feira, no Hospital Geral de Menongue, vítima de doença.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo uma nota chegada hoje à Angop, realça que foi com consternação que o colectivo de trabalhadores do Ministério da Cultura tomou conhecimento da morte do soberano dos Nganguelas, o rei Mwene Vunonge VI, que subiu ao trono em 2007.

A nota refere que o malogrado destacou-se, ao longo da sua vida e reinado, pela sua persistência, na melhoria das condições de vida das populações do Menongue e das comunidades locais.

“Mwene Vunonge VI afirmou-se como defensor da angolanidade e da conquista da liberdade, no período colonial, transformando-se numa figura de prestígio e respeito, na comunidade Nganguela e não só”, lê-se na nota.

O Mincult, nesta hora de dor e consternação inclina-se perante essa figura histórica que seguiu o caminho da unidade nacional e valorização da cultura angolana e dos angolanos.

Leia também
  • 01/10/2018 08:06:40

    Angola participa em colóquio sobre Reino do Kongo em Brazzaville

    Luanda - Angola participa de 2 a 3 de Outubro, deste ano, num colóquio sobre o Reino do Kongo, em Brazzaville, República do Congo, com uma delegação do Ministério da Cultura.

  • 30/07/2018 19:44:43

    Angola colhe experiência do Festival de Cultura de Moçambique

    Luanda - Angola aproveitou a sua participação no X Festival Nacional da Cultura de Moçambique, realizado de 26 a 30 deste mês, na cidade de Liching, para ganhar experiência no sentido de ?refinar? o processo de preparação e realização da terceira edição do Fenacult, com data ainda por definir.

  • 19/06/2018 19:59:15

    Ministra destaca empenho dos jovens no desenvolvimento da cultura

    Luanda - O empenho dos jovens nos programas de diversificação e expansão da actividade artística, facto que tem contribuindo para o desenvolvimento da cultura nacional, foi realçado hoje, terça-feira, em Luanda, pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.