Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Maio de 2018 | 15h10 - Actualizado em 12 Maio de 2018 | 15h18

Docente defende revisão da história da África

Luanda - O docente universitário angolano Patrício Batsikama defendeu na quinta-feira, na Universidade Estadual de Goiás, no Brasil, a necessidade de se reescrever a história geral da África para conformá-la à efectiva realidade histórica e cultural do continente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Livro de Patrício Batsikama

Foto: Lucas Neto

Docente universitário Patrício Batsikama

Foto: Lucas Neto

Patrício Batsikama, que dissertava sobre o tema " Resenha crítica sobre a história geral da África, caso da história de Angola", referiu que são inaceitáveis afirmações de que os africanos não prestaram um contributo substancial na história universal.

" Toda história obedece ao tempo  e espaço. Quanto falamos da Idade Média, é o Poder do Vaticano na Europa, assim como do Renascimento é o génio da Itália. O Século das Luzes implica a intelectualidade europeia. O que dizer, por exemplo, da “Idade Media africana?.Daqui que temos que reescrever a História", asseverou o docente universitário, numa comunicação enviada neste sábado à Angop.

Para tal, apontou que cabe agora a nova geração de historiadores categorizar  qual era, é e será "o espaço africano" no contexto mundial.

Ao debruçar-se sobre história de Angola, Patrício Batsikama fez saber que os Bantu, Pigmeus e os Khoisan foram grupos comunitários que fizeram surgir grandes reinos no território angolano como os Lunda, Kongo, Lundu, Mbangala e  Umbundu.

Com a chegada dos portugueses e holandeses, indicou que a anatomia social do  povo tornou-se plural, tendo-se reconhecido a diversidade da angolanidade.

A palestra "Resenha crítica sobre a história geral da África, caso da história de Angola", enquadrou-se na conferência sobre o continente africano, promovida pela  Universidade Estadual de Goiás, no Brasil.

Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama, é autor de obras sobre a história de Angola e de África, com destaque para " O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional",  "Makela ma Zombo", " Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola" e " Introdução a História das Artes em África".

É docente do Instituto Superior Tocoísta(ISPT), de onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada(CEICA).

Assuntos História  

Leia também
  • 03/08/2018 17:33:57

    Patrício Batsîkama lança livro O Reino do Kôngo

    Luanda - O historiador angolano Patrício Batsikama lança o livro O Reino do Kôngo no dia 8 deste mês, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

  • 07/05/2018 08:39:34

    Docente angolano disserta sobre história de África no Brasil

    Luanda - O docente universitário Patrício Batsikama disserta sobre " Resenha crítica sobre a história geral da África, caso da história de Angola", na quinta-feira, na Universidade Estadual de Goias, no Brasil.

  • 22/03/2018 17:26:57

    Kulumbimbi e Museu dos Reis do Kongo serão restaurados

    Mbanza Kongo- A antiga Sé Catedral "Kulumbimbi" e o Museu dos Reis do Kongo, em Mbanza Kongo, beneficiarão, no decorrer deste ano, de obras de restauração, no âmbito do programa de investimentos públicos (Pip) do governo provincial do Zaire.