Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

17 Maio de 2018 | 09h01 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 09h01

Qualidade do trabalho dos artistas satsifaz governador de Benguela

Benguela - O governador provincial de Benguela, Rui Falcão, manifestou-se quarta-feira impressionado com a qualidade do trabalho dos artistas das mais variadas áreas que participam na primeira edição do Acácias Fest, que decorre de 16 a 18 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador de Benguela, Rui Falcão

Foto: Pedro Parente

Falando à imprensa a cerimónia de abertura do evento, no Museu Nacional de Arqueologia, o governante salientou que o Acácias Fest demonstra, de certa forma, que o governo tem sido feito, em parceria com a sociedade, para resgatar os valores da cultura de Benguela.  

Para o governador, o resgate dos valores tradicionais da cultura de Benguela visa o bem-estar multifacetado de todos, daí ter apelado a que os habitantes desta região continuassem unidos e a trabalhar dia-a-dia.  

“Estou muito feliz …Esse amor a Benguela e essa capacidade dos benguelenses de transportar para a sociedade aquilo que têm em termos de cultura”, realçou Rui Falcão, ressaltando que os artistas são excelentes e que eventos como este são necessários. 

O governador referiu, de igual forma, que Benguela está a crescer e acredita que os benguelenses vão ser cada vez melhores. “É preciso haver esperança e acreditar particularmente na capacidade”.

Por seu turno, o director comercial da cervejeira Soba Catumbela, Jorge Arrulo, disse estar optimista quando ao sucesso da primeira edição do Acácias Fest, que decorre até sexta-feira, na cidade de Benguela.  

Falando à Angop, o responsável destacou a afluência considerável do público logo no primeiro dos três dias de festas como sinal de que o evento vai responder às expectativas dos benguelenses em matéria de actividades culturais.  

“Não tenho dúvidas nenhumas de que teremos três dias fabulosos”, referiu, adiantando que em termos de condições técnicas estar tudo acautelado para que o certame decorra com normalidade. 

Jorge Arrulo espera que os artistas, principalmente os músicos, proporcionem ao público uma grande festa para que o Acácias Fest se possa torna numa marca. 

O gestor afirmou, por outro lado, que a Cuca vai continuar a apoiar eventos culturais no quadro da sua responsabilidade social, para estreitar cada vez o relacionamento com os consumidores. 

Com três dias de entrada gratuita, o Acácias Fest, onde são esperadas pelo menos seis mil pessoas, é um projecto da cervejeira Soba Catumbela e visa celebrar o 401º aniversário da cidade de Benguela, a assinalar-se a 17 de Maio.

Aos visitantes, o evento oferece inúmeros atrativos culturais, com destaque para workshops, olaria e cestaria, fotografia, reciclagem criativa para crianças, artes plásticas, lançamento de livros, teatro de rua e concerto com bandas.

O  evento serve para celebrar o 17 de Maio, dia em que Benguela completa 401 anos desde a sua fundação.

A abertura oficial do Acácias Fest ficou marcado com o lançamento do livro  “Palavras Sentidas à Madrugada”, de Rosa Santos, sessão de teatro de rua e concertos com Ndaka Yo Wini, Madalena Kassapi e Katiliana, entre outros atrativos.

Leia também
  • 17/05/2018 08:55:02

    Exposição de Carla Peairo marca abertura do Acácias Fest

    Benguela - A exposição da artista plástica angolana Carla Peairo, com 65 quadros que retratam o seu percurso entre 1985 e 2012, dominou nesta quarta-feira, em Benguela, as atenções do público na abertura oficial da primeira edição do Acácias Fest, no Museu Nacional de Arqueologia.

  • 16/05/2018 12:39:49

    Dezasseis candidatas concorrem ao Miss Benguela 2018

    Benguela - Dezasseis candidatas com idades compreendidas dos 18 aos 22 anos disputam sexta-feira o título de Miss Benguela 2018, num concurso a ser promovido pelo Comité Provincial.

  • 16/05/2018 09:58:32

    Responsável da cultura quer jovens a tocar instrumentos tradicionais

    Benguela - O director provincial da cultura, Cristóvão Kajibanga, considerou terça-feira, em Benguela, necessário que os jovens aprendam a tocar instrumentos musicais tradicionais, de forma a preservar o cancioneiro popular assente, sobretudo, na língua nacional Umbundo.