Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

27 Junho de 2018 | 17h46 - Actualizado em 27 Junho de 2018 | 17h46

Vencedor do Prémio Jardim do Livro Infantil galardoado no Bengo

Caxito - O escritor José Benzora's, vencedor do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2018, foi premiado hoje, quarta-feira, numa cerimónia realizado na cidade de Caxito, província do Bengo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Escritor José Benzora´s (ESQUERDA), vencedor do prémio literário jardim do livro infantil, edição 2018

Foto: Adão João Pedro

O autor da obra “A Ave do Senhor Dicanza e a Macaca e outros contos” recebeu das mãos do secretário de Estado da Cultura, para Indústrias Criativas, João Constantino, um cheque no valor de quinhentos mil kwanzas, num acto enquadrado na 12ª edição do Jardim do Livro Infantil.

Na ocasião, o autor José Benzora’s fez saber que a obra retrata a história de uma macaca que deseja ser cunhada de alguém, recorrendo ao auxílio de um outro elemento (Dicanza), mas que na altura não se encontrava disponível para resolver o problema, provocando uma serie de contradições. 

Por sua vez, João Constantino reconheceu o trabalho e a criatividade dos escritores de livros infantis, que se empenham no sentido de lançarem obras de qualidade.

No seu entender, o Jardim do Livro Infantil deve constituir um momento de chamada de atenção a todas instituições e à sociedade para as questões ligadas ao livro e a leitura.

Lembrou que o evento, de âmbito nacional, foi projectado tendo em consideração a necessidade de promoção da literatura infantil angolana, dar a conhecer os seus autores e obras de referência, numa homenagem aos precursores da literatura infantil.

Apelou à sociedade para se envolver mais nas acções em torno do livro e da literatura, por serem duas ferramentas importantes no processo de educação e de socialização das pessoas, na base dos valores morais e cívicos mais nobres, como o amor ao próximo.

A obra “A Ave do Senhor Dicanza e a Macaca e outros contos”, editada pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), com uma tiragem inicial de mil exemplares, foi lançada ao mercado literário hoje, no quadro da 12ª edição do Jardim do Livro Infantil.

O escritor José Benzora’s, pseudónimo literário de José Oliveira da Silva, tem também no mercado o livro "Experimentais Terracotta", vencedor do prémio literário António Jacinto, edição 2014.

Assuntos Cultura   Província » Bengo  

Leia também
  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.

  • 01/11/2018 19:26:37

    Ministério da Cultura não legaliza igrejas há 18 anos

    Caxito - O Ministério da Cultura não reconhece ou legaliza nenhuma igreja há 18 anos afirmou hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, o director do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR), Francisco Maria.

  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.