Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

03 Agosto de 2018 | 17h33 - Actualizado em 03 Agosto de 2018 | 17h50

Patrício Batsîkama lança livro O Reino do Kôngo

Luanda - O historiador angolano Patrício Batsikama lança o livro O Reino do Kôngo no dia 8 deste mês, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Patrício Batsikama - historiador angolano

Foto: Lucas Neto

A obra, que encerra a trilogia sobre as “Origens do reino do Kôngo”, que o historiador começou em 2010, a divulgar, orienta a pesquisa sobre a localização de arquivos, relatos dos missionários e a tradição oral do reino do Kongo.

Patrício Batsikama, em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, fez saber que a comunidade Bakongo, desde o século XVII, tem escrito a sua história, daí que existem dados que confirmam a impotência e o poder do reino do Kongo.

O docente universitário fará também a apresentação do referido livro no dia 13 deste mês na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, sendo que, igualmente vai ministrar, naquela instituição de ensino,  o curso sobre “História e Cultura Bantu-Kongo” aos 377 pesquisadores já matriculados para o efeito.

Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama é autor de obras sobre a história de Angola e de África, com destaque para " O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional",  "Makela ma Zombo", " Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola" e " Introdução a História das Artes em África".

É docente do Instituto Superior Tocoísta(ISPT), de onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada (CEICA).

Assuntos História  

Leia também
  • 12/05/2018 15:10:55

    Docente defende revisão da história da África

    Luanda - O docente universitário angolano Patrício Batsikama defendeu na quinta-feira, na Universidade Estadual de Goiás, no Brasil, a necessidade de se reescrever a história geral da África para conformá-la à efectiva realidade histórica e cultural do continente.

  • 07/05/2018 08:39:34

    Docente angolano disserta sobre história de África no Brasil

    Luanda - O docente universitário Patrício Batsikama disserta sobre " Resenha crítica sobre a história geral da África, caso da história de Angola", na quinta-feira, na Universidade Estadual de Goias, no Brasil.

  • 22/03/2018 17:26:57

    Kulumbimbi e Museu dos Reis do Kongo serão restaurados

    Mbanza Kongo- A antiga Sé Catedral "Kulumbimbi" e o Museu dos Reis do Kongo, em Mbanza Kongo, beneficiarão, no decorrer deste ano, de obras de restauração, no âmbito do programa de investimentos públicos (Pip) do governo provincial do Zaire.