Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

23 Agosto de 2018 | 15h27 - Actualizado em 23 Agosto de 2018 | 17h12

Peritos angolanos em Libreville para revitalização do CICIBA

Luanda - Os peritos angolanos Ziva Domingos e Vatomene Kukanda estão desde quarta-feira em Libreville (Gabão), numa missão destinada a revitalização Centro de Investigação e Civilização Bantu (CICIBA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Peritos culturais angolanos em Libreville (Gabão)

Foto: cedida

Na qualidade de enviados do Ministério da Cultura, os dois quadros angolanos vão proceder ao levantamento dos projectos em carteira e em execução da organização e manter encontros de trabalho com os responsáveis da organização e do Ministério da Cultura do Gabão. 

A deslocação dos dois peritos angolanos surge na sequência de um pedido feito em Maio deste ano pela directora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, ao Presidente Angolano, João Lourenço, durante uma visita a sede da organização, em Paris (França).

Durante o encontro entre as duas entidades, a responsável da UNESCO manifestou a necessidade da reactivação do CICIBA, tendo em conta a sua importância na promoção de estudos e investigação sobre os aspectos culturais da região africana.

Sediado no Gabão, o Centro de Investigação e Civilização Bantú foi criado em 1983 e é composto por Angola, Camarões, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Rwanda, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Zâmbia, Gabão e Congo Brazzaville.

Esta instituição tem como objectivo favorecer o diálogo das culturas e promover o desenvolvimento humano apoiando-se na liberdade cultural.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 08/11/2018 07:35:55

    Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

    Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.

  • 08/11/2018 07:32:14

    Angola e Cuba abordam reforço da cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior incidência na área de formação artística e promoção da literatura dos dois países através da participação Angolana nas feiras do livro e outras actividades culturais em Cuba dominaram a agenda da audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, á embaixadora de Cuba, Esther Gloria Cárdenas.

  • 08/11/2018 07:28:00

    Angola acolhe fórum pan-africano para a cultura de paz em África em 2019

    Luanda - Para abordar aspectos ligados à realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura e Paz em África, Bienal de Luanda, bem como a implementação do Projecto de Formação Doutoral, a ter lugar em Setembro de 2019 no país, a Comissão Multissectorial reuniu na quarta-feira, em Luanda, sob orientação da coordenadora, Carolina Cerqueira.

  • 05/11/2018 03:31:28

    Muzongue da Dipanda com Bonga Kuenda no Centro Cultural Kilamba

    Luanda - O Muzongue da Dipanda marcado para domingo, 11, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, tem como "grande" atractivo musical Barceló de Carvalho "Bonga Kuenda".