Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

23 Agosto de 2018 | 15h27 - Actualizado em 23 Agosto de 2018 | 17h12

Peritos angolanos em Libreville para revitalização do CICIBA

Luanda - Os peritos angolanos Ziva Domingos e Vatomene Kukanda estão desde quarta-feira em Libreville (Gabão), numa missão destinada a revitalização Centro de Investigação e Civilização Bantu (CICIBA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Peritos culturais angolanos em Libreville (Gabão)

Foto: cedida

Na qualidade de enviados do Ministério da Cultura, os dois quadros angolanos vão proceder ao levantamento dos projectos em carteira e em execução da organização e manter encontros de trabalho com os responsáveis da organização e do Ministério da Cultura do Gabão. 

A deslocação dos dois peritos angolanos surge na sequência de um pedido feito em Maio deste ano pela directora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, ao Presidente Angolano, João Lourenço, durante uma visita a sede da organização, em Paris (França).

Durante o encontro entre as duas entidades, a responsável da UNESCO manifestou a necessidade da reactivação do CICIBA, tendo em conta a sua importância na promoção de estudos e investigação sobre os aspectos culturais da região africana.

Sediado no Gabão, o Centro de Investigação e Civilização Bantú foi criado em 1983 e é composto por Angola, Camarões, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Rwanda, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Zâmbia, Gabão e Congo Brazzaville.

Esta instituição tem como objectivo favorecer o diálogo das culturas e promover o desenvolvimento humano apoiando-se na liberdade cultural.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 23/08/2018 08:31:36

    Cartoonista considera banda desenhada veículo de transmissão de conhecimentos

    Luanda - O cartoonista Júlio Pinto afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que a banda desenhada representa um veículo de transmissão de conhecimentos e contribui para o aumento do intelecto.

  • 22/08/2018 14:46:47

    Comissão multissectorial prepara Fórum para cultura e paz

    Luanda - Para abordar aspectos ligados à realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura e Paz em África, Bienal de Luanda, com apoio da União Africana (UA), bem como a implementação do Projecto de Formação Doutoral, a Comissão Multissectorial reuniu hoje, quarta-feira, em Luanda, sob orientação da coordenadora e ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

  • 22/08/2018 07:12:38

    Rua dos Mercadores com nova visibilidade e reconhecimento histórico

    Luanda - A Rua dos Mercadores localizada no bairro Coqueiros, distrito da Ingombota, em Luanda, poderá ver a sua história relembrada, com nova visibilidade, fruto da sua revitalização, no âmbito da Campanha Reviver.