Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

29 Agosto de 2018 | 18h53 - Actualizado em 29 Agosto de 2018 | 18h53

Grupos carnavalescos do Namibe desistem do desfile por falta de apoio

Moçâmedes: A falta de apoio material e financeiros dos mais de vinte grupos carnavalescos inscritos na direcção provincial da Cultural, poderá provocar a desistência de alguns em desfiles provinciais, informou hoje a Angop, o chefe de departamento de Arte e Acção Cultural do gabinete Provincial da cultura, turismo juventude e desportos, Aurélio Gunga Ngulawa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

grupo carnavalesco forte de Santa Rita da província do namibe

Foto: Osvaldo Serafim

A advertência foi feita hoje, quarta-feira, à Angop, na cidade de Moçâmedes, pelo chefe de Departamento de Arte e Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, do Namibe, Aurélio Ngulawa, tendo admitido que a falta de apoio está desmotivar os grupos e alguns deles colocam a possibilidade de não desfilarem este ano.

Disse que os grupos, por falta de dinheiro, não conseguem comprar material essencial para o desfile como tecidos, calçados, instrumentos musicais, entre outros equipamentos.

Lembrou que os grupos recebiam apoio monetário por parte do Governo Provincial do Namibe, mas devido a dificuldades financeiras essa contribuição escasseou-se.

Devido a crise financeira e económica, reforçou, o apoio da classe empresarial também tornou-se reduzido, situação que tem afectado os trabalhos dos grupos carnavalescos.

Para inverter este quadro, Aurélio Ngulawa informou que a cidade de Moçâmedes, acolherá sexta-feira (31), uma conferência provincial sobre o carnaval, com a participação de grupos, associações e agentes culturais, dos cinco municípios do Namibe.

Fez saber que no encontro serão discutidos temas como "Carnaval e novos desafios”, “Fontes de financiamentos” e “Como transformar o carnaval em produto rentável”.

O objectivo desta conferência, ressaltou, é fazer com que os grupos sejam mais visionários, criativos no sentido de encontrarem fontes alternativas de financiamento para o desfile no carnaval.

Na edição de 2017, participaram no carnaval da província do Namibe 14 grupos.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 17/05/2018 07:11:51

    Responsável pede preservação do património histórico e cultural

    Moçâmedes - O chefe de departamento de Património Cultural da Direcção Provincial da Cultura, Benjamin Fernandes, disse quarta-feira que o maior desafio do governo é a preservação e conservação do património histórico e cultural, por forma a servir às gerações vindouras.

  • 20/04/2018 17:43:03

    Aberta campanha de divulgação do património histórico no Namibe

    Moçâmedes - A Direcção Provincial da Cultura do Namibe está a promover a partir de hoje, sexta-feira, na cidade de Moçâmedes, uma campanha de divulgação do património histórico, no quadro das comemorações do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

  • 18/04/2018 14:29:01

    Estudantes visitam estação arqueológica do Tchitundo-Hulu

    Moçâmedes - Professores e alunos da Escola de Formação de Professores "Patrice Lumumba", da cidade de Moçâmedes, efectuaram hoje, quarta-feira, uma visita à estação arqueológica do Tchitundo-Hulu, localizada no município do Virei, província do Namibe.