Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Setembro de 2018 | 17h21 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 17h21

Malanje: APROCAM necessita de Akz 14 milhões para o Carnaval/2019

Malanje - Pelo menos 14 milhões de kwanzas são necessários pela APROCAM (Associação Provincial do Carnaval de Malanje) para a realização condigna do Carnaval provincial edição/2019, contrariamente aos 750 mil kwanzas disponibilizados na edição/2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O valor foi avançado hoje (sábado), pelo presidente da APROCAM, Quimuanga Artur, durante um encontro promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, com vista a recolha de subsídios dos grupos carnavalescos, empresários e autoridades administrativas, para a realização do entrudo em Fevereiro de 2019.

Segundo o responsável, a verba que vem sendo alocada ao carnaval é irrisória, pelo que deve ser reforçada, para se melhorar a indumentária dos grupos e os prémios, alvo de críticas nos últimos tempos.

Por outro lado, Quimuanga Artur defendeu a formação permanente dos grupos para que possam buscar as raízes de cada município da província, aspectos estes que deverão ser incorporados nos desfiles, com vista a enriquecer as festas de carnaval e evitar a aculturação.

A criação de Associação Municipais do Carnaval, segundo Quimuanga Artur, deve ser tida em conta para estimular a realização do entrudo nos municípios, cujos vencedores disputarão no desfile provincial.

Na ocasião, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Fernandes Cristóvão, pediu aos grupos no sentido de transformarem o carnaval em verdadeira festa popular, em que os malanjinos possam ver os seus hábitos e costumes reflectidos.

Com isso, acrescentou, o entrudo local poderá atrair mais turistas nacionais e estrangeiros, contribuindo assim para a arrecadação de mais receitas para a província.

O encontro contou com a participação de administradores municipais adjuntos, chefes de departamentos da área social e representantes de grupos carnavalescos dos municípios da província.

A APROCAM controla 32 grupos carnavalescos, sendo 15 da classe de adultos e 17 infantil.

O grupo Ana Marimba venceu o Carnaval/2018 na classe de adultos, ao passo que na classe infantil sagrou-se campeão o União 4 de Fevereiro.

Leia também
  • 07/09/2018 10:20:33

    Poetas da Lunda Sul participam no Festival Nacional de Poesia

    Saurimo - Os poetas Cairo Cimenta e Noé Silêncio, respectivamente, vão representar a província da Lunda Sul na VI edição do Festival Nacional de Poesia a ser realizado de 15 a 17, deste mês, na cidade do Huambo.

  • 06/09/2018 04:29:10

    Bonga realiza espectáculo em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - O músico angolano Barceló de Carvalho ?Bonga? foi ?agraciado? esta quarta-feira, na Aula Magna, em Lisboa, por uma multidão de fãs durante um espectáculo, que marcou a comemoração dos seus 76 anos de idade.

  • 06/09/2018 01:08:45

    Músico brasileiro realiza show de forró em Luanda

    Luanda - Um show de forro terá lugar sábado, na fortaleza São Miguel, em Luanda, com o músico brasileiro Targino Gondim, no quadro das festividades da independência do seu país, que se assinala a 7 de Setembro.