Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Setembro de 2018 | 22h46 - Actualizado em 14 Setembro de 2018 | 14h46

Administrador do Cazenga apela do empresariado apoio para cultura

Cazenga - O administrador municipal do Cazenga, Albino da Conceição José, apelou ao empresariado local que apoie os homens fazedores de cultura, principalmente os grupos carnavalescos da municipalidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando à imprensa depois de uma reunião de auscultação aos homens de cultura, o administrador disse que o encontro serviu para constatar o funcionamento do sector da cultura no município e procurar soluções para colmatar as dificuldades que enfrentam.

Explicou que os homens de cultura apresentaram algumas dificuldades e preocupações de índole financeiro, situação que merece a sensibilidade e apoio  das empresas que exercerem actividade comercial no município.

Admitiu  existirem exemplos de jovens músicos e de teatro de grande categoria, concentrados  e com valências não vistas em outros municípios de Angola.

Para Albino da Conceição José,  esta é a cultura do Cazenga, por isso se deve continuar a trabalhar para cada vez mas elevar e conseguir ter eventos não apenas de caracter provincial e nacional, mas reunir capacidades  para eventos internacionais.

De acordo com o responsável, revitalizar  os grupos carnavalescos do município é uma das apostas da administração, por isso vai trabalhar no sentido de mobilizar o empresariado local para prestar a apoio aos  grupos existentes.

No seu ponto de vista, prosseguiu, a lei estabelece normas claras para prestar algum tipo de apoio, para tal e necessário um contrato/programa, uma espécie de compromisso que se assume entre a entidade que recebe e  procede, no caso da administração local.

Cazenga conta com os distritos urbanos do Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro  Kima-kieza e Calawenda.


 

Leia também
  • 25/01/2019 17:08:47

    Artistas alemãs em Angola para troca de experiências

    Luanda - Uma comitiva composta por 13 artistas, entre actores, directores e técnicos da área de teatro, estão desde hoje, sexta-feira, em Luanda, para troca de experiência e intercâmbio cultural com fazedores de artes angolanos.

  • 25/01/2019 16:42:33

    Governo de Luanda institui prémios de cultura e arte

    Luanda - O governador da capital do país, Sérgio Luther Rescova, determinou por via de um despacho tornado público hoje, sexta-feira, instituir e convocar os prémios "Luanda" nas categorias de teatro, literatura, dança, artes plásticas e canção, a partir desse ano.

  • 24/01/2019 15:31:21

    Munícipes de Icolo e Bengo beneficiam de formação artística

    Icolo e Bengo - Duzentos e 50 munícipes, dos cinco aos 22 anos de idade, do município de Icolo e Bengo, em Luanda, beneficiam de formação em artes plásticas, teatro e dança no Centro cultural Agostinho Neto, em Catete.

  • 11/01/2019 12:55:56

    Psico-pedagogo lança "A gestão democrática da escola pública em Angola"

    Luanda - Uma obra científica, com o título "A gestão democrática da escola pública em Angola", do psico-pedagogo Ngangula Miguel de Sousa será lançada, no dia 26 de Janeiro, no Parque da Independência, em Luanda.