Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Setembro de 2018 | 14h46 - Actualizado em 11 Setembro de 2018 | 14h46

Arquivo histórico mantém a conservação de documentos antigos

Moçamedes - O arquivo histórico afecto ao Gabinete Provincial da Cultura no Namibe mantém a conservação e preservação de toda a documentação que data a longos anos, desde a história da cidade de Moçâmedes aos monumentos e sítios históricos erguidos nesta circunscrição, de acordo com a técnica responsável da instituição, Rosa Julieta Pedro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Efectivo dos Bombeiros visita Arquivo Histórico em Moçâmedes

Foto: evaristo joaquim

Rosa Julieta Pedro, que falava durante uma visita efectuada hoje, terça-feira, dos efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, no âmbito das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

O arquivo está constituído por uma sala de leitura, três salas de arquivos uma sala de recepção de livros e uma de catalogação de livros.

“Para mantermos a conservação e preservação de toda a documentação, diariamente efectuamos a limpeza retirando o pó para que  as informações mantidas nestes documentos não possam ser destruídas”, disse.

A técnica garantiu ainda que neste arquivo estão expostos documentos e livros que datam longos anos, ligadas as áreas das alfandegas, história da cidade, do tribunal provincial, direcções públicas, da comarca, entre outros organismos.

Na ocasião, o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, superintendente Bombeiro, Domingos  Alberto Machado, reconheceu o esforço que os técnicos da cultura têm feito para manter ainda vivo toda uma biblioteca que acarreta uma grande informação sobre a história da cidade e de outros elementos que qualquer estudante precisa ainda investigar no seu trabalho universitário.

“O arquivo tem as condições básicas suficientes para ser visitado, pois aqui encontramos documentos muito antigos e que devem ser alvos de consultas para os estudantes e da nossa sociedade e quiçá para trabalhos investigativos, sobretudo para os historiadores “, acrescentou.

Aconselhou a Direcção do Gabinete Provincial da Cultura a criar políticas que visam a digitalização de toda documentação existente neste arquivo, pois são meios físicos como papeis que levam algum produto químico e que com andar dos anos venham a deteriorar-se.

“As tecnologias nos possibilita ter documentos guardados nas nuvens, por isso deveriam apostar na digitalização para que não se perca a informação contidas nos documentos e livros ai expostos há longos anos”, aconselhou.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 29/08/2018 18:53:53

    Grupos carnavalescos do Namibe desistem do desfile por falta de apoio

    Moçâmedes: A falta de apoio material e financeiros dos mais de vinte grupos carnavalescos inscritos na direcção provincial da Cultural, poderá provocar a desistência de alguns em desfiles provinciais, informou hoje a Angop, o chefe de departamento de Arte e Acção Cultural do gabinete Provincial da cultura, turismo juventude e desportos, Aurélio Gunga Ngulawa.

  • 17/05/2018 07:11:51

    Responsável pede preservação do património histórico e cultural

    Moçâmedes - O chefe de departamento de Património Cultural da Direcção Provincial da Cultura, Benjamin Fernandes, disse quarta-feira que o maior desafio do governo é a preservação e conservação do património histórico e cultural, por forma a servir às gerações vindouras.

  • 20/04/2018 17:43:03

    Aberta campanha de divulgação do património histórico no Namibe

    Moçâmedes - A Direcção Provincial da Cultura do Namibe está a promover a partir de hoje, sexta-feira, na cidade de Moçâmedes, uma campanha de divulgação do património histórico, no quadro das comemorações do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.