Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Setembro de 2018 | 16h48 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 16h47

FAAN doa material diverso aos órgãos de comunicação social no Bengo

Caxito - A Fundação António Agostinho Neto (FAAN) procedeu hoje, quarta-feira, em Caxito, província do Bengo, a entrega de diversas obras literárias e CD aos órgãos de imprensa locais, no âmbito do Dia do Herói Nacional a assinalar-se a 17 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fundação Agostinho Neto doa material aos órgãos de comunicação social do Bengo

Foto: foto cedida

A oferta deste material que retrata a vida e obra de Agostinho Neto visa enaltecer os feitos do fundador da Nação e primeiro presidente de Angola.

No acto de entrega, a presidente da FAAN, Maria Eugenia Neto, disse que o material ajudará os órgãos de comunicação social a melhorar o seu conhecimento sobre Agostinho Neto e o seu legado para que possam divulgar junto das comunidades.

Realçou que a fundação tem cumprido um ambicioso programa de publicação da poesia de Agostinho Neto, dos seus discursos, de textos analíticos sobre a sua obra, tendo criado uma série em banda desenhada sobre a sua vida, bem como a recolha de inúmeros testemunhos para o seu arquivo oral.

Segundo Maria Eugenia Neto, nesta fase que antecede o primeiro centenário de Agostinho Neto, em 2022, a fundação criou a comissão 20-22 para sensibilizar as diversas entidades do Executivo e da sociedade civil para planificar acções de modo a celebrar a efeméride com justa medida e perfeita organização.

Um programa conjunto, de acordo com a viúva de Agostinho Neto, poderá congregar esforços e vontades, criando sinergias positivas no sentido de relembrar a figura, enaltecer a história e demonstrar o legado da mais importante conquista do povo angolano a independência nacional.

Frisou que nos próximos três anos, o país terá acontecimentos marcantes na vida política, com a realização das eleições autárquicas em 2020 e de eleições gerais de 2022, por esta razão antevê uma grande azáfama de actividades preparatórias e antecipar a organização do centenário por forma a poder contar com a mais ampla colaboração de toda a sociedade.

No âmbito do 96º aniversário natalício de Agostinho Neto, uma exposição fotográfica intitulada “Agostinho Neto e a sua família” está exposta ao público desde hoje até dia 17 de Setembro, na Biblioteca provincial do Bengo.

A realização de uma palestra sobre “A concertação e integração na agenda africana da descentralização. A estratégia de Angola no contributo às políticas públicas de desenvolvimento”, consta ainda do programa.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 12/08/2018 03:01:07

    Bengo: Príncipe dos Dembos quer união entre igrejas

    Caxito - O Príncipe da região dos Dembos, António Salvador, exortou, sábado, em Caxito, província do Bengo, mais união entre os líderes de distintas congregações religiosas para que possam contribuir na consolidação do desenvolvimento do país no domínio social, religioso e na moralização das comunidades.

  • 10/08/2018 20:05:00

    Governadora do Bengo defende promoção do turismo cultural

    Caxito - A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, defendeu hoje, sexta-feira, no município do Ambriz, a necessidade de se continuar a promover o turismo cultural e a beleza das localidades para obtenção de mais receitas para os cofres do Estado.

  • 09/08/2018 19:01:14

    Mincult aposta no cadastramento das autoridades tradicionais

    Caxito - O Ministério da Cultura (Mincult) está a trabalhar no cadrastramento das autoridades tradicionais para apurar o real número destes agentes comunitários disse hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, a titular da pasta do pelouro, Carolina Cerqueira.