Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Outubro de 2018 | 08h09 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 09h19

Van celebra 40 anos de carreira com exposição retrospectiva no Camões

Luanda - Sessenta e quatro obras do artista plástico Francisco Van-Dúnem "Van" estão expostas desde quinta-feira, em Luanda, na galeria do Centro Cultural Português (Camões).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Artista plástico, Francisco Van-Dúnem (Van)

Foto: Henri Celso

Trata-se de um conjunto de obras que inclui 28 fotografias, 24 pinturas, oito peças de artes e três vasos de cerâmica, trabalhadas a base do ferro, borracha, madeira, plástico e tecidos.

O artista fez recursos a varias técnicas com pintura, técnica mista, gravura, serigrafia, fotografia, cerâmica, acrílico sobre tela,  escultura e instalação.

Van informou que a exposição é uma radiografia dos mais de 40 anos de actividade no mundo das artes plásticas e as obras apresentam as várias fases sociais que  Angola passou no período que vai de 1977 até 2018.

Para a montagem da exposição, adiantou que levou dois meses,  e acredita que as obras demonstram na perfeição os 40 anos de actividade.

A exposição "Van depois do 40 anos" fica patente até ao dia 13 de Novembro  deste ano.

Francisco Van-Dúnem nasceu na província do Bengo em 1958, membro fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos, mestre em artes e conta com vários prémios, com destaque para  Mural da paz 1985, Prémios de pintura Ensa-Artes 1996 e 2004 e Premio Nacional de Cultura e Artes 2008.

Assuntos Artes Plásticas  

Leia também
  • 11/12/2018 01:06:15

    Traços da mulher africana inspiram artista plástico Landu Makanda

    Lobito - Os traços característicos da beleza da mulher africana como lenços coloridos nos cabelos, olhos e sorrisos ganham espaço na maior parte das obras do artista plástico angolano Landu João Makanda, que clama por patrocínios para divulgação do trabalho.

  • 23/11/2018 19:59:22

    Curadora destaca pertinência da Exposição "Escravo XXI"

    Luanda - A exposição sobre arte contemporânea "Escravo XXI", patente desde sábado (17) na galeria "Ar-ma", distrito urbano da Maianga, em Luanda, reveste-se de extrema pertinência por focar-se na relação humana com as novas tecnologias considerou hoje, sexta-feira, na capital do país, a curadora angolana L Matos.

  • 16/11/2018 08:53:19

    Artista plástico Paulo Jazz expõe "O Anjo Colorido"

    Luanda - Noventa e sete obras do artista plástico angolano Paulo Jazz estão expostas desde quinta-feira, na galeria Hall de Lima Pimentel, em Luanda, com o título genérico " O Anjo Colorido".