Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Janeiro de 2019 | 19h52 - Actualizado em 08 Janeiro de 2019 | 19h52

Cuanza Sul: Homenageada dança Roda do Catambi

Sumbe - A dança “Roda do Catambi”, da comuna da Gangula, município do Sumbe, província do Cuanza Sul, foi homenageada hoje pelo gabinete provincial da Cultura,Turismo, Juventude e Desportos, em saudação ao Dia Nacional da Cultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A Dança do Catambi, criada na década 70 na comuna da Gangula (Sumbe), tem um estilo tradicional que, segundo responsáveis da Cultura, está a despertar o interesse da sociedade angolana.

O representante do chefe do gabinete provincial da Cultura, Francisco Ernesto Ventura, explicou que decidiram homenagear a dança porque está a se estender para além da província.

“A província é rica em termo linguístico, por isso temos muita diversidade cultural e, dentro desta diversidade, está a Dança do Catambi, que  enaltece a nossa população”, disse.

Segundo Francisco Ventura, existem vários artistas que têm levado avante o estilo musical “Catambi” para outros lados, quando, anteriormente, só se dançava na província do Cuanza Sul, principalmente no município do Sumbe.

Numa mensagem, as autoridades tradicionais da comuna enalteceram o esforço do governo na preservação da dança e foram unânimes em considerar que o estilo tem trazido muitas alegrias à população da região e sentem-se  regozijados por estar já a ser dançada em todo país.

No âmbito da celebrações do Dia Nacional da Cultura, que hoje se assinala, foi depositada uma coroa de flores no busto do presidente e fundador da nação, António Agostinho Neto.

Foram ainda realizados encontros e debates, sobre o carnaval 2019, e com grupos de dança e teatro comunitário do Mercado da Feira, no bairro do Chingo, município de Sumbe.

Leia também
  • 15/12/2018 15:35:06

    Cuanza Sul: História da província retratada em livro

    Sumbe - A história da economia, cultura, dos municípios e da sua ocupação colonial está retratada no livro denominado "Kwanza Sul conhece-te e dá-te a conhecer", apresentado neste sábado, no Sumbe, província do Cuanza Sul.

  • 03/11/2018 09:20:51

    Sumbe acolhe fórum regional do teatro

    Sumbe - A cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, vai acolher de 9 a 10 de Novembro, o primeiro fórum regional do Teatro, numa promoção da Associação provincial de teatro (APROTEC).

  • 25/10/2018 16:44:44

    Festival de teatro FESTAESUMBE no fim de semana no Sumbe

    Sumbe - O grupo teatral Tunga Layé promove de 26 a 28 deste mês a oitava edição do Festival de Teatro (FESTEASUMBE),na cidade do Sumbe, capital do Cuanza Sul.