Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Janeiro de 2019 | 17h00 - Actualizado em 08 Janeiro de 2019 | 17h00

Exibição de danças marca Dia da Cultura Nacional

Lubango - Um espectáculo de danças tradicionais e modernas exibidas hoje, terça-feira, por dez grupos, no Centro Cultural da Cidade do Lubango, província da Huíla, marcou as comemorações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a propósito da efeméride, o director provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, disse que estiveram em palco os grupos "Ouro Negro da Tundavala", "Super Flash", "Afro Huíla", "Dance Fashion", "Kamatembas da Humpata", "Katalecos", "Millennium Cultural", "Mexe Tudo", "Movimento Lev ‘Arte" e "Afro Group".

O evento, ressaltou, contou ainda com momentos de música e sessões de poesia.

Fez saber que a actividade teve o objectivo de apresentar ao público as potencialidades culturais da região, através de vários géneros de danças.

O evento, acrescentou, serviu ainda promover a preservação da entidade cultural dos povos da província da Huíla.

Fez saber que, para saudar a data, será realizada no dia 11 deste mês uma conferência provincial sobre o estado da cultura na província da Huíla, no qual serão abordados temas sobre “As origens para o fortalecimento da nossa cultura”, “Os efeitos da globalização na aculturação dos povos” e “Carnaval é identidade cultural e cultura”.

O sector da Cultura da província da Huíla controla 84 grupos de dança, 62 grupos teatrais, 20 bandas musicais, onde agrupam-se 242 artistas.

O Dia da Cultura Nacional foi  instituído em 1986, devido ao discurso pronunciado pelo primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Assuntos Cultura   Província » Huíla  

Leia também
  • 06/02/2019 13:42:43

    Cultura com mais de 10 milhões de kwanzas para Carnaval em Malanje

    Malanje- Dez milhões e 200 mil kwanzas é o valor disponibilizado pelo governo provincial de Malanje para a realização do Carnaval 2019, mais seis milhões e 800 mil kwanzas em relação ao desbloqueado em 2018.

  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 01/02/2019 13:40:45

    Portugal: Disco "Karavana da Saudade" lançado em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - Uma obra discográfica intitulada "Karavana da Saudade", da autoria do DJ Celso Roberto, foi lançada, quinta-feira, em Lisboa, no auditório da Embaixada de Angola em Portugal.