Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Janeiro de 2019 | 17h00 - Actualizado em 09 Janeiro de 2019 | 17h00

Inaugurada exposição fotográfica sobre Museu Regional da Huíla

Lubango - Uma exposição fotográfica sobre a história dos 63 anos de existência do Museu Regional da Huíla, foi inaugurada hoje, quarta-feira, na cidade do Lubango, no âmbito das actividades alusivas ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a directora do Museu Regional da Huíla, Soraia Ferreira, disse que a exposição, composta por 20 quadros, vai durar três meses e tem o objectivo de mostrar  aos visitantes o percurso histórico da instituição.

Na exposição, ressaltou, destacam-se fotografias de Alberto Machado, que foi investigador de ciências sociais e humanas e responsável pela recolha de grande parte das colecções que compõem o acervo do museu, assim como retratos de Peixoto Correia, que foi governador do distrito da Huíla em 1955.

Explicou que a história da instituição alterou-se após a independência nacional, altura em que foram retirados do acervo os artefactos de etnográfica portuguesa e as investigações cingiram-se, fundamentalmente, na preservação e divulgação da cultura material dos povos da região sul do país.

O Museu Regional da Huíla alberga uma colecção etnografia portuguesa, em fase de inventariado, além de estátuas e bustos de personalidades da época colonial como Luís de Camões, João de Almeida, Hagapito de Carvalho, entre outras individualidades.

A infra-estrutura possui oito salas temáticas que retratam a história e o modo de vida dos povos sul de Angola, como a pastorícia, caça e as crenças, assim como instrumentos musicais, objectos de adorno, material da agricultura, pescas, cestaria, olaria, entre outras actividades.

O museu possui 1.869 peças de colecção etnográfica, catalogadas desde 2004, 300 das quais em exposição e outras mil e 569 armazenadas num depósito, devido a falta de espaço na instituição.

Assuntos Museus   Província » Huíla  

Leia também
  • 18/01/2019 17:04:34

    Governador do Uíge quer pesquisa contínua do acervo cultural

    Uíge - O governador do Uíge, Pinda Simão, recomendou, nesta sexta-feira, a contínua pesquisa do acervo cultural local e a reabilitação do Museu Etnográfico do Congo.

  • 10/01/2019 11:19:12

    Huíla sem salas para actividades culturais

    Lubango - Artistas huilanos reclamam pela falta de espaço apropriado para actividades culturais ( espectáculos musicais e exibição de peças teatrais), para que possam levar ao público consumidor o resultado das suas criações artísticas.

  • 08/01/2019 17:00:10

    Exibição de danças marca Dia da Cultura Nacional

    Lubango - Um espectáculo de danças tradicionais e modernas exibidas hoje, terça-feira, por dez grupos, no Centro Cultural da Cidade do Lubango, província da Huíla, marcou as comemorações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.