Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Janeiro de 2019 | 17h00 - Actualizado em 09 Janeiro de 2019 | 17h00

Inaugurada exposição fotográfica sobre Museu Regional da Huíla

Lubango - Uma exposição fotográfica sobre a história dos 63 anos de existência do Museu Regional da Huíla, foi inaugurada hoje, quarta-feira, na cidade do Lubango, no âmbito das actividades alusivas ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a directora do Museu Regional da Huíla, Soraia Ferreira, disse que a exposição, composta por 20 quadros, vai durar três meses e tem o objectivo de mostrar  aos visitantes o percurso histórico da instituição.

Na exposição, ressaltou, destacam-se fotografias de Alberto Machado, que foi investigador de ciências sociais e humanas e responsável pela recolha de grande parte das colecções que compõem o acervo do museu, assim como retratos de Peixoto Correia, que foi governador do distrito da Huíla em 1955.

Explicou que a história da instituição alterou-se após a independência nacional, altura em que foram retirados do acervo os artefactos de etnográfica portuguesa e as investigações cingiram-se, fundamentalmente, na preservação e divulgação da cultura material dos povos da região sul do país.

O Museu Regional da Huíla alberga uma colecção etnografia portuguesa, em fase de inventariado, além de estátuas e bustos de personalidades da época colonial como Luís de Camões, João de Almeida, Hagapito de Carvalho, entre outras individualidades.

A infra-estrutura possui oito salas temáticas que retratam a história e o modo de vida dos povos sul de Angola, como a pastorícia, caça e as crenças, assim como instrumentos musicais, objectos de adorno, material da agricultura, pescas, cestaria, olaria, entre outras actividades.

O museu possui 1.869 peças de colecção etnográfica, catalogadas desde 2004, 300 das quais em exposição e outras mil e 569 armazenadas num depósito, devido a falta de espaço na instituição.

Assuntos Museus   Província » Huíla  

Leia também
  • 08/01/2019 17:00:10

    Exibição de danças marca Dia da Cultura Nacional

    Lubango - Um espectáculo de danças tradicionais e modernas exibidas hoje, terça-feira, por dez grupos, no Centro Cultural da Cidade do Lubango, província da Huíla, marcou as comemorações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

  • 08/01/2019 10:45:32

    Grupos da Huíla ponderam desistir do Carnaval 2019

    Lubango - Os grupos carnavalescos do Lubango ponderam desistir do Carnaval de 2019, cujos desfiles acontecem em Fevereiro próximo, na praça João Paulo II, devido ao reduzido valor do prémio fixado para os três primeiros colocados.

  • 05/01/2019 12:58:52

    Museu dos Reis do Kongo recebe mais de 17 mil turistas

    Mbanza Kongo - Dezassete mil e 619 turistas, entre nacionais e estrangeiros, visitaram o museu dos Reis do Kongo, em Mbanza Kongo, província do Zaire, em 2018, um aumento de sete mil e 819 visitantes face ao ano de 2017.