Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Janeiro de 2019 | 19h03 - Actualizado em 12 Janeiro de 2019 | 19h03

Lunda Norte: Museu do Dundo recupera peças desaparecidas

Dundo - Oito peças desaparecidas no museu do Dundo foram entregues hoje, sábado, nesta cidade, pelo Ministério da Cultura, no âmbito do resgate do acervo museológico existente fora de Angola.

Por: Sónia Ferry

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria da Piedade de Jesus, secretária de Estado do Ministério da Cultura, que efectou a entrega das esculturas, disse que a cerimónia enquadrou-se na comemoração do Dia da Cultura Nacional, celebrado a 8 de Janeiro, realçando no entanto o esforço da fundação Sindika Dokolo, um dos parceiros sociais da instituição, pela recuperação do acervo.

A responsável adiantou igualmente que as oito peças chegaram ao país no passado mês de Novembro, fruto de um programa de resgate dos artefactos espalhados pelo país e no exterior.  

Por seu turno, o vice-governador para os serviços técnicos e infraestrutura, Lino dos Santos, agradeceu o empenho do Ministério da Cultura e dos parceiros envolvidos no resgate das peças, solicitando igualmente no sentido de prosseguir com a actividade com a libertação das estátuas, visto que os artefactos que regressaram nunca deviam ter saído do seu habitat.

Ilunga André, director do Museu Regional do Dundo, referiu que o acervo recepcionado terá o seu tratamento devido, depois de uma exposição longa, tendo em conta o regresso de parte do acervo desaparecido fora do seu contexto social.

Das esculturas, todas de origem cokwé, ressalta a Ngundja (cadeira do trono, em miniatura).

Durante o ano de 2018 a instituição recebeu mais de dez mil visitantes, entre institucionais, científicas e estudantis, debatendo-se actualmente com carência de quadros para atender a demanda pela sua extensão.

O Museu Regional do Dundo existe há 83 anos.

Leia também
  • 01/11/2018 18:54:55

    Peças da cultura cokwe impressionam embaixador alemão

    Dundo - O embaixador da Alemanha em Angola, Dirk Lolke, disse hoje, quinta-feira, na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, ter ficado impressionado positivamente com as máscaras e outros objectos da cultura cokwe, pela beleza e simbolismo das peças.

  • 06/10/2018 17:28:47

    Compêndio de Legislação Processual do Trabalho Angolano já nas bancas

    Dundo - O "Compêndio de Legislação Processual do Trabalho Angolano", foi lançado sexta-feira, nesta cidade, pelo Centro de Investigação Científica e Assessoria Jurídica (CICAJ), afecto à Faculdade de Direito da Universidade Lueji A-Nkonde.

  • 15/09/2018 08:16:17

    Obra sobre extensão universitária apresentada na Lunda Norte

    Dundo - "Extensão Universitária em Angola - Tendências, Acções e Projecções" é uma obra científica da autoria do professor universitário João Ima Panzo, apresentada, sexta-feira, no Dundo, ao público e leitores da província da Lunda Norte.